EDUCAÇÃO

Programa gratuito de formação de jovens abre mais de 100 vagas em Pernambuco

Publicado em: 22/07/2022 16:13

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.

O programa Habilidades para o Futuro, do Instituto Aliança, está com inscrições abertas para jovens de 17 a 24 anos, da capital pernambucana e região metropolitana do Recife. Gratuito, com aulas presenciais e online neste segundo semestre, o curso visa desenvolver competências socioemocionais, digitais e técnicas, com foco na área de Negócios e Serviços, preparando os alunos para o mercado de trabalho e diferenciando essa população em processos seletivos.

As aulas têm início em agosto e os participantes receberão tablet para uso durante o período de formação, uniforme, lanche e apoio financeiro para transporte, além de contar com acesso à Internet. Ao final, haverá certificação emitida pela Universidade Estadual do Ceará, como Curso de Extensão, e os jovens serão enviados às empresas parceiras. As pré-inscrições vão até 25 de julho e são mais de 100 vagas para Recife e região metropolitana. As atividades presenciais, na capital pernambucana, ocorrem no Centro Comunitário da Paz – Compaz Governador Eduardo Campos, que fica na Avenida Aníbal Benévolo, s/n, Alto de Santa Terezinha.

O programa conta com oportunidades também em Salvador (BA) e São Paulo (SP). A pré-inscrição de todas as localidades é feita online, através do site  https://programahabilidades.com.br/. O pré-requisito é estar cursando – ou ter concluído - o 3º ano do Ensino Médio na rede pública de ensino. O projeto é uma iniciativa latino-americana coordenada pela Fundação Forge e financiada no Brasil pelo Zurich Santander e pelo Instituto Credit Suisse Hedging Griffo, com a parceria técnica do Instituto Aliança. As parcerias locais são o Instituto Singularidades, em São Paulo; a Fundação Gregório de Mattos, a Prefeitura de Salvador, o Espaço Cultural Boca de Brasa e o Protagoniza Jovem, em Salvador; e a Prefeitura de Recife e o Compaz Eduardo Campos, em Recife.

"É comum os jovens apontarem como obstáculo na conquista das primeiras contratações no mercado de trabalho a falta de oportunidades para incrementar seus currículos. O programa vai além nessa questão, oferecendo teoria e prática em conteúdos específicos, capacitando esses novos profissionais, e contribuindo para a inserção qualificada nas empresas", ressalta Lucilli Parolini, coordenadora pedagógica da iniciativa. "Mas o curso não se limita a um só segmento e os participantes desenvolvem, durante as aulas, habilidades que podem fazer a diferença no início de qualquer carreira escolhida pelo jovem", acrescenta. Importante salientar que a taxa de inserção desses participantes do programa no mercado de trabalho chega a 70%.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL