Diario de Pernambuco
Busca

VACINA

Prefeitura do Recife abre dois novos centros exclusivos para vacinação infantil contra Covid em shoppings Boa Vista e Recife

Publicado em: 26/07/2022 09:05 | Atualizado em: 26/07/2022 09:52

Os novos postos são exclusivos para crianças de 4 a 11 anos. (FOTOS: DIVULGAÇÃO / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE)
Os novos postos são exclusivos para crianças de 4 a 11 anos. (FOTOS: DIVULGAÇÃO / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE)
A partir desta terça-feira (26), os shoppings Recife e Boa vista contará com novos centros de vacinação contra Covid, exclusivo para crianças de 4 a 11 anos, terá funcionamento de domingo a domingo, sem necessidade de agendamento. 

No Shopping Recife, o centro vai funcionar de segunda a sábado, das 9h às 19h, aos domingos, das 12h às 19h, e vai ser instalado na 5ª etapa do mall, no 2º piso, próximo à loja Granado. 

Já no Shopping Boa Vista, o ponto vai receber o público de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos das 10h às 19h, no primeiro piso, ao lado da loja Renner.

A vacinação infantil conta com um cartão de vacinação especial para esse público. No dia da vacinação, as crianças também ganham um Certificado de Criança Super Vacinada, uma forma de estimular a garotada na hora da aplicação da vacina. No Certificado, o MC Gotinha ostenta uma capa de super-herói e o documento traz dizeres de incentivo, em linguagem jovem e contemporânea. Como forma de incentivar o hábito da leitura, no ato da primeira dose, a criança também ganha um livro de literatura infantil, do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Educação.

No ato do cadastro no Conecta Recife, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade. Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. 

Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

O Recife conta ainda com mais dois locais exclusivos para o público infantil que atendem por demanda espontânea, instalados no Sítio Trindade, em Casa Amarela, e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Estes dois pontos também funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 17h30. A Secretaria de Saúde do Recife ainda disponibiliza outras 27 salas de vacina (a lista completa está disponível neste link: https://bit.ly/3AYYQ11), localizadas em policlínicas, centros de saúde e unidades básicas tradicionais (UBTs), que funcionam, mediante agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. 

Segundo estimativa do Ministério da Saúde (MS), baseada no IBGE, a capital pernambucana tem 21.660 crianças com 4 anos. A vacina que está sendo utilizada neste público é a Coronavac/Butantan, conforme recomendação do MS e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a recomendação do órgão federal, o esquema vacinal das crianças é feito em duas doses, com intervalo de 28 dias, e segue a mesma dose utilizada nos adultos. É importante frisar que as crianças imunossuprimidas também devem ser vacinadas contra a Covid-19 neste momento.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL