Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

VACINA

Prefeitura do Recife abre dois novos centros exclusivos para vacinação infantil contra Covid em shoppings Boa Vista e Recife

Publicado em: 26/07/2022 09:05 | Atualizado em: 26/07/2022 09:52

Os novos postos são exclusivos para crianças de 4 a 11 anos. (FOTOS: DIVULGAÇÃO / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE)
Os novos postos são exclusivos para crianças de 4 a 11 anos. (FOTOS: DIVULGAÇÃO / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE)
A partir desta terça-feira (26), os shoppings Recife e Boa vista contará com novos centros de vacinação contra Covid, exclusivo para crianças de 4 a 11 anos, terá funcionamento de domingo a domingo, sem necessidade de agendamento. 

No Shopping Recife, o centro vai funcionar de segunda a sábado, das 9h às 19h, aos domingos, das 12h às 19h, e vai ser instalado na 5ª etapa do mall, no 2º piso, próximo à loja Granado. 

Já no Shopping Boa Vista, o ponto vai receber o público de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos das 10h às 19h, no primeiro piso, ao lado da loja Renner.

A vacinação infantil conta com um cartão de vacinação especial para esse público. No dia da vacinação, as crianças também ganham um Certificado de Criança Super Vacinada, uma forma de estimular a garotada na hora da aplicação da vacina. No Certificado, o MC Gotinha ostenta uma capa de super-herói e o documento traz dizeres de incentivo, em linguagem jovem e contemporânea. Como forma de incentivar o hábito da leitura, no ato da primeira dose, a criança também ganha um livro de literatura infantil, do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Educação.

No ato do cadastro no Conecta Recife, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade. Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. 

Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

O Recife conta ainda com mais dois locais exclusivos para o público infantil que atendem por demanda espontânea, instalados no Sítio Trindade, em Casa Amarela, e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Estes dois pontos também funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 17h30. A Secretaria de Saúde do Recife ainda disponibiliza outras 27 salas de vacina (a lista completa está disponível neste link: https://bit.ly/3AYYQ11), localizadas em policlínicas, centros de saúde e unidades básicas tradicionais (UBTs), que funcionam, mediante agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. 

Segundo estimativa do Ministério da Saúde (MS), baseada no IBGE, a capital pernambucana tem 21.660 crianças com 4 anos. A vacina que está sendo utilizada neste público é a Coronavac/Butantan, conforme recomendação do MS e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a recomendação do órgão federal, o esquema vacinal das crianças é feito em duas doses, com intervalo de 28 dias, e segue a mesma dose utilizada nos adultos. É importante frisar que as crianças imunossuprimidas também devem ser vacinadas contra a Covid-19 neste momento.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco