Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

RELIGIÃO

Prefeitura de Olinda homenageia 15 Ialorixás em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Publicado em: 26/07/2022 14:22

 (Celebração acontece nesta quarta-feira, às 9h, com a presença do prefeito Professor Lupércio. Foto: Divulgação.

)
Celebração acontece nesta quarta-feira, às 9h, com a presença do prefeito Professor Lupércio. Foto: Divulgação.

Avançar na luta pelos direitos humanos e combate à desigualdade racial é prioridade da Prefeitura de Olinda que, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, comemora o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha - Teresa de Benguela, (25), fazendo uma homenagem a 15 Ialorixás das Marins dos Caetés. A homenagem acontecerá nesta quarta-feira (27), às 9h, no Palácio dos Governadores, localizado na Rua de São Bento, 123, e contará com a presença do Prefeito de Olinda, Prof. Lupércio Nascimento.                                             

De acordo com a coordenadora do evento e historiadora, Alzeneide Simões, a homenagem às Ialorixás da cidade de Olinda é uma das formas de reconhecimento pela sua vivência e acolhimento, junto às comunidades do seu entorno (Terreiros e Quilombos), que na maioria das vezes são dirigidas por mulheres. Elas são as responsáveis por fortalecer, diariamente, a manutenção das religiões afrodescendentes.

"Olinda tem historicamente uma população gigantesca de comunidades tradicionais de terreiros que merece todo nosso zelo, tendo em vista que extraoficialmente, somamos mais de trezentas casas de culto. Por isso, ressaltamos a importância de fortalecer as políticas públicas para as religiões de matriz africana", afirma Alzeneide Simões.

Durante o evento, 15 Ialorixás serão homenageadas, são elas: mãe Dora de Oxum, mãe Lu de Oxalá, mãe Ceça de Obá, mãe Elisangela de Xangô, mãe Inajá, mãe Célia Oyá Bomim, mãe Fernanda, mãe Evania, mãe Nevinha, mãe Maria da Penha, mãe Ana Lúcia, mãe Lurdinha, mãe Dedinha de Oyá, mãe Cristina, mãe Mércia.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco