Diario de Pernambuco
Busca

MANIFESTAÇÃO CULTURAL

O Instituto Abayomi Juristas Negras, com o apoio da OAB-PE, realiza hoje e amanhã a terceira edição do Ciranda das Pretas

Publicado em: 21/07/2022 13:59

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.
Manifestações culturais, dança, capoeira, música, palestras e debates sobre equidade racial, darão o tom da terceira edição do Projeto Cirandas das Pretas - encontro anual que discute o Combate ao Racismo Institucional. O evento deste ano, acontece na próxima quinta e sexta-feira, 21 e 22 de julho, no auditório da OAB-PE, na Rua do Imperador, das 14h às 20h, e é aberto ao público.  

 
Depois de dois anos com encontros online, o Ciranda das Pretas 2022 acontece, finalmente, de forma presencial, numa realização conjunta de organizações comandadas por mulheres negras, como: a Abayomi Juristas Negras, Abayomi Hub, Selo Juristas Negras, a Comissão de Igualdade Racial, a Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra e a Comissão da Segurança Pública da OAB-PE, e o Enquanto Isso em Wakanda. 
 
O tema do Cirandas das Pretas deste ano é Segurança Pública e Genocídio da População Negra e tem como objetivo reunir, tanto o poder público - para que compreenda e se sensibilize com as diversas temáticas que serão abordadas na ocasião, como também especialistas de diferentes áreas para discutir o âmago do problema racial na segurança pública. Tudo isso fazendo uso de expressões e linguagens culturais diversas. 
 
“O mês de julho é o mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e é um período que reservamos para dar ênfase à nossa luta de combate ao racismo e a discriminação de gênero. Durante todo o mês realizamos várias atividades com a temática e culminamos com o Ciranda das Pretas, de onde sai uma carta aberta, que será entregue ao poder público e iniciativas privadas, para promoção da equidade racial”, explica Débora Gonçalves, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PE.  

A programação do Ciranda busca dar relevância à temática de maneira a ter um impacto cada vez maior na sociedade, evidenciando o protagonismo da mulher negra nessa luta pela vida e pela liberdade. “Essa é uma forma de darmos continuidade aos passos que nos antecederam e de honrar figuras como as de Esperança Garcia, Nzinga, Dandara dos Palmares, Aqualtune, Tereza de Benguela, Agontimé, Zacimba Gamba, Anastácia, Eva Maria do Bonsucesso, Acotirene, Luisa Mahin, Zeferina e tantas outras cujos nomes foram apagados da nossa história, mas que vivem em potência em cada uma de nós”, conta Chiara Ramos, da Abayomi Juristas Negras.
 
Dia 21:
A conferência de abertura da programação do Ciranda das Pretas, será feira por Drª. Eunice Prudente, secretária de Justiça de São Paulo. Após a abertura, haverá um momento reservado para uma intervenção poética, seguido pois dois painéis discursivos: Necropolítica como meio de dizimação da população negra e Racismo ambiental como política governamental.  Finalizado os painéis, mais uma atração artística, desta vez com a apresentação de um grupo de Passinho, estilo de dança urbana, muito presente entre os jovens negros. Após a dança, mais dois painéis: Feminicídio Negro e Ideias Transformadoras.
 
Dia 22:
O segundo dia do Ciranda das Pretas, será aberto com uma apresentação artística do grupo Enquanto Isso em Wakanda – selo produtor afrofuturista. Após a manifestação, terão início os painéis discursivos: Combate ao Racismo Institucional e (In)segurança Pública. Às 15h50 está marcado uma apresentação e Capoeira e em seguida, outra temática: Políticas Públicas como ferramenta de combate a violência doméstica e genocídio negro. Para finalizar a programação, haverá a entrega da Medalha Esperança Garcia, que será dada às presentes: Bernadete Lopes, Eunice Prudente e Ya Wanda D' Omulù. Por fim, roda de samba.
 
Os interessados em participar do Ciranda das Pretas 2022, podem se inscrever pelo link: https://esape.com.br/cursos/ver/dias-21-e-22-07-ciranda-das-pretas-encontro-da-advocacia-negra-de-pernambuco
 
Abayomi 
A Abayomi Juristas Negras é uma coletiva de afroempreendedorismo social cuja missão é combater estrategicamente o racismo estrutural, ofertando capacitação, aperfeiçoamento, empoderamento e treinamento de alta qualidade a baixo custo, de forma a criar condições efetivas de inclusão da população negra em espaços de poder e saber, com foco na ocupação de cargos nos órgãos que compõem o Sistema de Justiça Brasileiro.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL

Trabalhadores da Zona da Mata cobram desapropriação das terras e fiscalização nos leilões em áreas de conflitos agrários

17/08/2022 às 20h25

Uso de máscaras deixa de ser obrigatório no ensino médio, em todo o estado

17/08/2022 às 19h12

Unidades de saúde do Paulista passam por requalificação

17/08/2022 às 17h38

Aulas de violino são oferecidas pela Prefeitura de Jaqueira

17/08/2022 às 17h29

Paulista oferece atendimento de saúde e assistência social para a população em situação de rua

17/08/2022 às 16h23

Dia do Patrimônio Histórico é celebrado com apresentação musical em Olinda

17/08/2022 às 15h58

Paulista oferece atendimento de saúde e assistência social para a população em situação de rua

17/08/2022 às 15h56

Dia dos Pais no serviço de convivência no Varadouro fortalece o vínculo familiar

17/08/2022 às 14h45

Prefeitura de Petrolina amplia vacinação contra a Covid-19 para crianças a partir de três anos

17/08/2022 às 14h32

Maratona Toró de Ideias apresenta propostas para o Centro do Recife a partir desta sexta

17/08/2022 às 14h15

O projeto promove oficinas, workshops e badalação

Projeto Criatura Queer leva formação profissional ao público LGBTQIA+

17/08/2022 às 13h13

Em todo o país, mais de 2,6 milhões de profissionais serão impactados com a mudança do piso salarial

Coren-PE recebe mais de 30 denúncias e começa a investigar instituições de saúde suspeitas de descumprir Lei do piso

17/08/2022 às 12h15

São 24 encostas sendo realizadas no momento, que beneficiam diretamente 675 famílias

Prefeitura do Recife avança nas obras de contenção de encostas

17/08/2022 às 11h34

A ação tem como objetivo aumentar o índice de vacinação das crianças e adolescentes.

Prefeitura de Itapissuma Promove dia D de Vacinação contra a poliomielite

17/08/2022 às 11h33

De janeiro até então, mais de mil quilômetros já receberam melhoramento de trechos

Operação segue recuperando estradas na zona rural de Petrolina

17/08/2022 às 11h25

O transporte estava acontecendo sem nota fiscal nem Documento de Origem Florestal

Madeira ilegal e rebites são apreendidos pela PRF em Sertânia; destino seria o Recife

17/08/2022 às 10h52

Defensora Pública Marta Freire ocupará cadeira 52 da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas

17/08/2022 às 10h31

Prefeitura de Olinda entrega Rua Pergaminho, em Sapucaia

17/08/2022 às 09h36