Diario de Pernambuco
Busca

EDUCAÇÃO

Itapissuma recebeu a Segunda Edição das Atividades Voluntárias através da Secretaria de Educação

Publicado em: 26/07/2022 13:25 | Atualizado em: 26/07/2022 13:29

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
A cidade de Itapissuma, Região Metropolitana do Recife, recebeu de 18 a 24 de julho, a Segunda Edição das Atividades Voluntárias realizadas pela Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Somar e o Projeto InspirAÇÃO, com diversos serviços voltados às crianças do município.
 
A caravana com 45 voluntárias e de profissionais liberais em diversas áreas, como médicas, arquitetas e engenheiras, realizaram durante a semana diversos trabalhos voluntários entre elas a realização de visitas a 55 famílias, com o objetivo de conhecer os familiares das crianças que estudam na rede municipal de ensino, sobre o conhecimento das desintegrações das famílias, os motivos que levam a isso, a desestruturação das famílias, como essas famílias estavam sobrevivendo nessa pandemia nesse período, as dificuldades que elas estavam passando, a relação dos pais com os filhos entre outros questionamentos. As visitas nos lares se concentraram nos bairros do Grêmio, Loteamento Cidade Criança e Nova Itapissuma.
 
Além das visitas, foi realizado na ação atendimento médico com clinico geral e pediátrico, palestras sobre escovação e higiene bucal, violência doméstica e sobre a família, além de um bazar. Já nas escolas do campo, foi desenvolvido o fortalecimento das hortas escolares, além de atividades com as merendeiras para modificação do cardápio e inserção de diferentes receitas, como por exemplo, trabalhar as pizzas nas escolas com alimentos mais saudáveis e aula de culinária.  Um exemplo foi à preparação de uma receita caseira o Pão de Macaxeira.
 
O secretário de Educação, Jesanias Rodrigues, destacou a importância do projeto que trouxe um levantamento de dados sobre as políticas públicas para o município. "Era um questionário longo que culminou com um levantamento de dados que faz com que a gente consiga refletir sobre as políticas públicas no município. O impacto é sempre positivo uma vez que a gente tem um levantamento de dados, que faz a gente refletir com dados concretos, a partir da realidade do pessoal. E aí resulta em um atendimento que você dá a comunidade. Então, quando você consegue chegar lá na ponta, você consegue fazer com que as pessoas se sintam cidadãos. É uma extensão da cidadania. E o município conseguiu. Em uma escala limitada atender essas pessoas, ter um olhar maior para essas pessoas", destacou Jesanias. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL