Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SAÚDE

Hemope solicita comparecimento dos seus doadores para reforçar estoque de sangue

Publicado em: 21/07/2022 13:43

 (Foto: SES-PE/Divulgação.
)
Foto: SES-PE/Divulgação.
A Fundação Hemope está convidando a população pernambucana para o ato de salvar vidas através da doação de sangue. Durante o período de junho/julho, ocorreram fortes chuvas em Recife, as férias escolares, além das festas do São João, o que fez a diminuição do número de doações no hemocentro. Logo, o estoque do Hemope necessita de mais doações, atualmente está crítico principalmente em todos os tipos sanguíneos, porém, o O+ e A são os mais procurados.
 
A instituição necessita de pelo menos 300 doações diárias  para poder corresponder, ainda com algumas precauções,  as necessidades da demanda hospitalar. Atualmente, a média está em 200 doações diárias. Por essa razão significativa e solidária para com aqueles que estão precisando de sangue, o Hemope solicita o apoio dos seus doadores e da população em geral para superar essa fase doando sangue com a maior brevidade possível.
 
A diretora de Hemoterapia, Anna Fausta, conta com a solidariedade da população pernambucana para que o Hemope volte a ter um estoque de bolsas sanguíneas estável. "Não há o substituto para o sangue, então, precisamos do doador de sangue, que possa fazer sua doação, para coletarmos o seu sangue e transformá-lo em vários hemocomponentes que serão ofertados para as pessoas que estão necessitando de transfusão (como é o caso de pessoas acidentadas e pacientes com oncologia", afirmou.
O Hemope Recife fica localizado na Rua Joaquim Nabuco, 171 , Graças e funciona de segunda a sábado, inclusive nos feriados, das 7h15 às 18h30.

Como doar
Para doar sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos. Para aqueles com 69 ou mais, é necessário que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Já menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável legal. O pré-doador também deve pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e ter se alimentado antes da doação.
 
É necessário levar um documento original com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social), além do cartão vacina com as duas doses contra COVID-19 e o uso de máscara. Doe sangue e salve vidas, lembrando que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.


Serviço: 
Hemope Recife - Rua Joaquim Nabuco, 171 - Graças
Funcionamento: De 07h15 às 18h30, diariamente, de segunda a sábado, inclusive nos feriados.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dra. Silvia Fontan, oncologista, e a advogada Géssica Araújo
Taiwan inicia testes militares e acusa Pequim de preparar invasão
Incêndio em terceiro tanque de petróleo no oeste de Cuba
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Grupo Diario de Pernambuco