° / °

Vida Urbana
EDUCAÇÃO

Fotos aéreas dos anos 60 e 70 e legislações antigas do Paulista serão disponibilizadas online

Publicado: 28/07/2022 às 08:20

/Fotos: Gerson Nascimento/Prefeitura de Paulista

/Fotos: Gerson Nascimento/Prefeitura de Paulista

No município do Paulista a equipe de Arquivologia da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente (SEDURTMA) juntamente com a secretária de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente estão promovendo a digitalização cerca de 1.200 ortofotocartas, se trata de fotos aéreas datadas dos anos 60 e 70, além de legislações do município, recentemente descobertas. As fotos serão digitalizadas e disponibilizadas ao público de forma online até o mês de novembro deste ano.

 

A iniciativa será realizada em cooperação com diversas secretarias da gestão municipal, além de parcerias com outras cidades que já estão recebendo a visita dos representantes de Paulista, onde são assinados termos de confidencialidade, visto que as tratativas ainda estão em sigilo, conforme uma das exigências estabelecidas pela Lei Rouanet para esta fase do processo.

 

 A especialista em arquivologia e museologia explicou que alunos da Rede Municipal poderão participar da etapa de restauro desse acervo. “Vamos trabalhar com jovens a partir dos 14 anos, que serão treinados, capacitados para ingressarem na ação, que é como saber tratar esses documentos, não só na área documental. Na verdade, são seis projetos que seguirão para a Lei Rouanet”, ressaltou Cynthia Barreto.

 

Serão efetuadas diversas etapas, tais como: restauração, tipificação, classificação, indexação e limpeza manual dos documentos fazendo uso de ferramentas adequadas para um cuidadoso manuseio do acervo. Na fase de digitalização, o material deverá ser fotografado em um planetário, pois estes documentos não podem ser submetidos a equipamentos de capturas e flash. "Importante que seja feita essa captura, para que esse material fique hospedado no site da Prefeitura e sejam consultados por estudantes, pesquisadores, historiadores, qualquer público que se interessar por esse acervo e por todos outros que serão digitalizados", explicou Cynthia.

Mais de Vida Urbana