Diario de Pernambuco
Busca

ENERGIA

Fernando de Noronha vai receber estações de carregamento de bicicletas elétricas

Publicado em: 25/07/2022 13:23

 (Foto: Rui Brito/Divulgação.
)
Foto: Rui Brito/Divulgação.
A Neoenergia Pernambuco irá instalar quatro estações de carregamento de bicicletas elétricas na Ilha de Fernando de Noronha. A iniciativa inédita faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela empresa no arquipélago, com o objetivo de promover a mobilidade elétrica e incentivar a economia de energia elétrica. Os carregadores começarão a ser instalados em agosto e poderão ser utilizados de forma gratuita pelos usuários de bicicletas elétricas.
 
A energia consumida pelos equipamentos será gerada por meio de placas solares instaladas na cobertura das estruturas. Essas estruturas serão doadas ao Governo do estado visando a economia de energia.  A expectativa é que o sistema desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Aneel, esteja totalmente concluído e comece a funcionar até o mês de outubro deste ano.
 
Cada uma das quatro estações contará com seis conexões, totalizando 24 pontos de carregamento. Elas ficarão localizadas em frente à Praça Flamboyant, no bairro de Floresta Nova; próximo ao Restaurante Mergulhão, no Porto; na Praça do Trinta e próximo à sede do ICMBIO. Além de seis conexões de carregadores por estação, ainda serão instaladas duas tomadas comuns, para recarregar outros modelos de equipamentos.
 
Outra iniciativa fora do programa de EE da distribuidora para impulsionar a utilização de bicicletas elétricas em Noronha é o patrocínio da Neoenergia Pernambuco à Bike da Ilha, que possui 13 bikes de aluguel no Arquipélago. Até o final de agosto, a distribuidora vai construir, em parceria com a empresa, uma quinta estação de carregamento, também com placas solares. Além disso, todas as 13 bicicletas vão contar com a identidade visual da companhia de energia.
 
"A Neoenergia tem investido no desenvolvimento de soluções de sustentabilidade e preservação do meio ambiente para Fernando de Noronha. A instalação de uma infraestrutura para a utilização de bicicletas elétricas contribui diretamente para uma mobilidade mais sustentável, oferecendo uma possibilidade de deslocamento diferenciada muito procurada por turistas em locais paradisíacos como Noronha", afirmou o diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues.
 
Além da instalação de carregadores para bicicletas, a Neoenergia está levando 18 veículos elétricos para a Ilha por meio do Projeto Trilha Verde, que tem como finalidade promover um estudo para identificar, avaliar e contribuir com o desenvolvimento de soluções e modelos de negócio voltados a mobilidade elétrica para o arquipélago. Esses carros ficarão à disposição de pousadas, locadoras, instituições que atuam na ilha, administração, equipes técnicas da concessionária e outros negócios ligados ao turismo. A intenção é analisar a utilização dos veículos em cada setor da economia local.
 
O Trilha Verde prevê ainda a instalação de 12 estações de carregamento veiculares. O abastecimento desses postos será realizado totalmente com energia limpa, fornecida pela geração fotovoltaica das duas novas usinas solares. A potência instalada total das plantas será de 100 kWp (quilowatt-pico) e a primeira delas já foi concluída. Essa capacidade é aproximadamente três vezes maior do que a necessidade inicial do projeto. O excedente será injetado na rede de distribuição, ampliando o uso de uma fonte renovável pelos consumidores de Noronha.
 
Para permitir o uso de energia limpa mesmo nos momentos em que não houver geração solar suficiente, será implantado também um sistema de armazenamento de energia com potência de 100 kW/200 kWh.
 
O projeto de mobilidade com carros elétricos integra o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com a parceria do Governo de Pernambuco, da Renault, WEG, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), IATI, do CPqD, eiON e Incharge.

A Neoenergia
 
Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.
 
A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 0,7 GW com a construção de novos parques eólicos e solar. Em transmissão, são 2,3 mil km de linhas em operação e 4,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 "Brasil, Bolsa, Balcão" que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL

Quatro novos caso de varíola dos macacos são confirmados, em Pernambuco

18/08/2022 às 19h49

Prefeitura, Nações Unidas e ICLEI assinam carta de intenção para avançar na construção de resiliência climática e prevenção de desastres no Recife

18/08/2022 às 18h30

Auxílio Paulista sai nesta sexta-feira (19)

18/08/2022 às 18h07

MPPE promove II Encontro de Segurança Pública, em Triunfo

18/08/2022 às 17h26

Araçoiaba promove festival cana-de-açucar

18/08/2022 às 17h23

Duelo de MCs seleciona neste sábado representante pernambucano para a disputa nacional

18/08/2022 às 17h20

Dia D para imunização de crianças e adolescentes é neste sábado (20/08)

18/08/2022 às 17h18

Igarassu divulga programação de shows da festa de Nossa Senhora da Glória

18/08/2022 às 17h01

Prefeitura do Recife inicia construção do Compaz Ibura

18/08/2022 às 17h00

Saúde do Paulista abre inscrições gratuitas para programa de atividades físicas

18/08/2022 às 16h58

Prefeitura do Recife divulga programação em comemoração à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

18/08/2022 às 16h38

Detran-PE abre mais vagas para primeira habilitação

18/08/2022 às 16h29

Procon/PE encontra produtos vencidos em lojas de produtos pet

18/08/2022 às 16h24

Paulista realiza Dia D de Vacinação contra a poliomielite e multivacinação neste sábado (20)

18/08/2022 às 16h14

No Dia do Ciclista, o Recife aprimora sua estrutura cicloviária

18/08/2022 às 16h03

Morre artista Erisson Luiz

18/08/2022 às 15h59

Estudantes de Fernando de Noronha participam de oficina de Cultura Maker

18/08/2022 às 15h48

Prefeitura do Recife inaugura Unidade de Cuidados Paliativos no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, na Estância

18/08/2022 às 15h30