
/Mais de 30 escolas da rede de ensino receberam serviços de manutenção e melhorias. Foto: Alice Mafra/Secom Olinda.
Nesta segunda-feira (25), os alunos das 73 unidades de ensino da rede municipal da Prefeitura de Olinda, que compõem as escolas e creches, voltam às salas de aula. Olinda conta com 25.325 estudantes do Infantil e Fundamental.
Durante o recesso, a Prefeitura em parceria com a Secretaria de Educação, realizou serviços de manutenção e melhorias em mais de 30 escolas da rede de ensino. Esse processo vai oferecer melhores espaços para os alunos, quando retornarem do período de férias.
De acordo com a Secretária Executiva de Programas e Políticas Educacionais, Leydejane Batista, antes de saírem para o recesso, todas as escolas receberam kits pedagógicos com caderno, lápis, lápis de cor, caneta, borracha, lapiseira, cola e régua para serem entregues aos alunos. Aos professores, foram disponibilizados caderno, lápis, apagador, agenda e bolsa. “Todos os kits novinhos para estimular e auxiliar no aprendizado”.
No Caic Professora Norma Coelho, que fica no bairro de Peixinhos, 565 estudantes retornam à unidade em tempo integral. Meninos e meninas do 1º ao 5º ano, iniciais do Ensino Fundamental, têm uma carga horária maior, começando às 7h e seguindo até às 16h30. Durante o dia, além das atividades em classe, as crianças recebem um lanche no período da manhã, o almoço e outro lanche antes de voltar para casa.
Nesta sexta-feira (22), as equipes pedagógicas da rede municipal encerraram o recesso escolar e realizaram, em cada unidade, reuniões estratégicas para orientar o modelo de plano de ações educativas, que serão desenvolvidas no 2º semestre letivo.
“Agora com a aula totalmente presencial, o reforço no processo é justamente para a gente recuperar as aprendizagens. Principalmente porque esses meninos ficaram dois anos com atividades remotas”, afirma Leydejane.
No início do ano letivo, a Prefeitura de Olinda realizou o maior investimento na educação até agora em toda sua história. Além dos valores empregados para manutenção habitual da rede municipal de ensino, o Executivo Municipal está investindo R$ 32 milhões para ampliação e melhorias da infraestrutura física e pedagógica das unidades e aquisição de mais equipamentos, como 250 computadores para as escolas e técnicos da Secretaria de Educação.

