Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CIDADANIA

Central do CadÚnico muda de endereço e aumenta capacidade de atendimento no Recife

Publicado em: 25/07/2022 09:37 | Atualizado em: 25/07/2022 11:03

No local será atendidas até 600 pessoas por dia. (Fotos: Romulo Chico/ Esp Dp foto.)
No local será atendidas até 600 pessoas por dia. (Fotos: Romulo Chico/ Esp Dp foto.)

Nesta segunda (25), o Central do Cadastro Único (CadÚnico) do Recife muda para o antigo prédio da Faculdade Fama, na Avenida Cruz Cabugá, contando com aumento do número de atendimento diários sem marcação. O local funcionará das 7h às 15h, de segunda a sexta-feira.

 

A mudança do endereço acontece da antiga central, que ficava na Rua do Imperador, passar a funcionar na Avenida Cruz Cabugá, no cruzamento com a Rua Doutor João Vieira de Menezes, no prédio que abrigava a Faculdade FAMA. Após a mudança de endereço, a Prefeitura do Recife ampliou a capacidade de atendimento, chegando a dobrar de 300 para até 600 pessoas atendidas por dia. O atendimento não precisa de agendamento, atende por ordem de chegada, não precisando chegar com tanta antecedência ao local.

 

O Cadastro Único é um banco de dados do Governo Federal que permite o acesso a diversos benefícios sociais como, por exemplo, o Programa Auxílio Brasil (PAB), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Municipal e Estadual (AME), este último dedicado às vítimas das fortes chuvas que ocorreram no Recife. Atualmente, Recife conta com 247.359 pessoas registradas no CadÚnico, sendo 125.575 delas beneficiárias do Auxílio Brasil (PAB). Estima-se que pelo menos 60 mil delas precisam, até o fim do ano, revisar seus dados cadastrais para continuar a acessar os benefícios sociais.

 

O atendimento total passará a contar com 40 pessoas entre profissionais de recepção. (Fotos: Romulo Chico/ Esp Dp foto.)
O atendimento total passará a contar com 40 pessoas entre profissionais de recepção. (Fotos: Romulo Chico/ Esp Dp foto.)
 

 

O atendimento total passará a contar com 40 pessoas entre profissionais de recepção, tira-dúvidas, triagem e cadastradores. Os guichês passarão de 13 para 28 e a ampliação da equipe procura fornecer conforto à população mais vulnerável da cidade. Na nova Central, estão instalados toldos e cadeiras na área de espera, onde a população também contará com profissionais do “Posso Ajudar” com foco nos beneficiários do AME que estão tendo alguma dificuldade em ter acesso ao montante de R$ 2,5 mil oriundos da Prefeitura do Recife, Câmara Municipal e Governo do Estado.

 

Uma segunda etapa do atendimento será a área de triagem, onde quatro profissionais da Assistência Social irão atender os usuários e direcionar ao atendimento ou solucionar dúvidas, para quem busca mais informações. A Prefeitura do Recife lembra ainda que a população pode esclarecer dúvidas referentes ao AME através do fone  0800-281-0313, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou através do WhatsApp oficial da Prefeitura, pelo (81) 9.9117-1407.

 

O atendimento em si acontece na terceira etapa, onde os usuários que realmente atendam aos critérios para integrar o CadÚnico poderão se inscrever ou fazer a atualização de seus dados cadastrais. De acordo com o Governo Federal, apenas têm o perfil para se inscreverem no CadÚnico as famílias cuja renda mensal por pessoa seja igual ou menor que meio salário mínimo (R$ 606,00).

 

Agendamento

O atendimento nos 14 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) só é assegurado mediante agendamento pelo Conecta Recife através do site conectarecife.recife.pe.gov.br/cadunico ou do APP, que é disponível gratuitamente aparelhos Android ou iOS. A média de atendimentos no CRAS varia de acordo com a capacidade do espaço de cada unidade, podendo chegar até 60 atendimentos diários. O serviço do CadÚnico nos CRAS é oferecido a população das 8h às 16h de segunda a sexta-feira.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Rhaldney Entrevista: Orson Lemos (TRE-PE), dra. Elizabeth Moreno e Cristiano Carrilho
Manhã na Clube: entrevistas com dra. Silvia Fontan, oncologista, e a advogada Géssica Araújo
Taiwan inicia testes militares e acusa Pequim de preparar invasão
Incêndio em terceiro tanque de petróleo no oeste de Cuba
Grupo Diario de Pernambuco