Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

UFPE realiza ato público contra cortes no orçamento das universidades

Publicado em: 08/06/2022 08:09

Ato integra um conjunto de atividades realizadas junto à comunidade acadêmica e sociedade para tratar do impacto dos cortes de custeio e investimentos no funcionamento das instituições. (Capistrano/Divulgação )
Ato integra um conjunto de atividades realizadas junto à comunidade acadêmica e sociedade para tratar do impacto dos cortes de custeio e investimentos no funcionamento das instituições. (Capistrano/Divulgação )
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza, nesta quarta-feira (8), uma reunião pública contra os cortes anunciados pelo Governo Federal no orçamento destinado às instituições federais de Ensino Técnico e Superior. O evento vai abordar a conjuntura político-orçamentária das universidades federais no contexto de redução de verbas. O encontro tem início às 15h30, na Concha Acústica Paulo Freire, no Campus Recife da UFPE. Durante o ato público, os interessados em auxiliar as famílias atingidas pelas fortes chuvas que têm caído na Região Metropolitana do Recife podem fazer a doação de 1kg de alimento não perecível ou material de higiene pessoal ou limpeza. Os donativos serão recebidos em espaço sinalizado na Concha Acústica.

“Trata-se de um ato em defesa da universidade pública, contra os cortes no orçamento e pela recomposição de um orçamento adequado, compatível com as atividades que realizamos de ensino, pesquisa e extensão”. “Vamos participar para garantir a ampla mobilização de nossa comunidade e envolver a sociedade nesta reunião pública de grande importância para a educação de maneira geral”, disse o reitor Alfredo Gomes, sobre a importância da participação na reunião pública. 

“É impossível mantermos o silêncio ou a acomodação contra esse fato tão grave contra as universidades. Conclamamos a comunidade universitária, os professores, servidores e estudantes, para que possamos nos organizar de forma a combater esse ataque sofrido”, diz o presidente da Associação dos docentes, Cristovam Vieira.

Para o coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), João Neto Gonçalves, a UFPE dá um importante passo na organização da pauta relativa ao orçamento das universidades públicas brasileiras com o ato público de amanhã (8). “É fundamental que a universidade organize sua comunidade para defender o patrimônio brasileiro, que é a universidade pública e o que ela produz em suas várias formas de gerar conhecimento e passar isso para sociedade”, diz o estudante.

Para a União Nacional dos Estudantes, a reunião pública tem o intuito de alertar sobre os cortes nas universidades e IFs. “É nosso papel ir às ruas e as redes, ficar calado não é uma opção, principalmente em um momento tão delicado o qual vive nosso estado de Pernambuco”, afirma a vice-presidente da UNE em Pernambuco, Débora Karolayne.

A reunião pública é uma realização da UFPE com o apoio da Adufepe, Sintufepe-UFPE, União Nacional dos Estudantes (UNE) e Diretório Central dos Estudantes (DCE). 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Nova presidente da Caixa toma posse e anuncia primeiras medidas
Manhã na Clube: entrevista com o ex-ministro e pré-candidato ao senado, Gilson Machado
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Grupo Diario de Pernambuco