Diario de Pernambuco
Busca

LANÇAMENTO

Sindjud-PE lança campanha de combate ao assédio moral no trabalho

Publicado em: 21/06/2022 19:47

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A fim de conscientizar trabalhadores(as) sobre o assédio moral, assunto que infelizmente ainda é comumente percebido em locais de trabalho, a campanha "Assedio Moral Nunca Mais!" do SindjusPE será lançada no YouTube em uma série com seis vídeos ilustrando situações do dia a dia.

Os vídeos fazem parte de uma produção original do sindicato e simulam situações específicas, mostrando caminhos para identificação das práticas assediosas, tanto com as vítimas quanto com quem as pratica. Afinal de contas, saber como agir diante desse cenário, como denunciar esses tipos de comportamentos e também identificá-los é de extrema importância.

O lançamento oficial dos vídeos aconteceu nesta terça-feira, no Marante Plaza Hotel em Boa Viagem.

O que é assédio moral?
O assédio moral é caracterizado por quaisquer atitudes abusivas e intencionais, e que sejam praticadas de forma contínua ou não contra uma pessoa ou grupo com o objetivo de humilhá-lo e constrangê-lo no ambiente de trabalho, seja por meio de xingamentos, apelidos desrespeitosos e a exigência do cumprimento de metas absurdas de serem alcançadas. Assim como isolar o/a trabalhador(a) dos(as) demais colegas, delegar atividades que ponham em risco a segurança ou saúde, controlar as idas ao banheiro e/ou para beber água, entre outras formas.

Este é um problema que afeta a vida e a saúde do(a) profissional no espaço de trabalho, tendo reflexo em suas relações durante o exercício das atividades laborais e até mesmo na relação familiar. Essas atitudes são praticadas por chefias e responsáveis por coordenar o local de trabalho, e também entre funcionários do mesmo nível hierárquico, podendo provocar sérios problemas à saúde, como quadros de ansiedade, depressão, baixa autoestima, insônia e hipertensão podem ser desenvolvidos em virtude da pressão provocada pelo(a) assediador(a).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL