Diario de Pernambuco
Busca

SEDA oferece atendimento aos animais que estão nos abrigos emergenciais do Recife

Publicado em: 02/06/2022 18:29

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
Acolhidos nos abrigos montados pela Prefeitura do Recife junto com os seus tutores, os animais domésticos também precisam de atenção e cuidado. As fortes chuvas do maior desastre climático da história da cidade também foram prejudiciais para a saúde e bem-estar dos bichinhos. Pensando nisso, a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA) segue realizando visitas nos locais temporários, oferecendo consultas veterinárias e orientações gerais neste momento de crise. Em paralelo, a Prefeitura intensifica a campanha para doação de rações, medicamentos e utensílios veterinários.

Nesta quinta-feira (2), os servidores da SEDA estiveram no abrigo temporário montado na Escola Municipal Célia Arraes, no bairro da Várzea. Entre os serviços que estão sendo realizados com os animais abrigados está a coleta de sangue para hemograma completo, atendimento veterinário e também entrega e aplicação de medicamentos contra parasitas externos, parasitas internos e dermatites. Além disso, a SEDA está organizando e entregando a doação de ração e utensílios voltados para os pets.

“Sabemos da importância dessa força-tarefa neste momento de crise. Entendemos que a nossa presença nos abrigos é essencial para fortalecer o controle de zoonoses e também para dar assistência aos animais e também aos seus tutores”, destacou o secretário de Direito dos Animais, Geraldo Carvalho. 

A trabalhadora doméstica Maria de Fátima, de 53 anos, é moradora do bairro da Várzea e teve a casa inundada pelas águas da chuva dos últimos dias. Ela é uma das pessoas que perdeu todos os pertences, mas conseguiu proteger a própria vida e também a de seus animais, Bob e Tayrone, um cachorro e um gato, respectivamente. “Foi muita água, encheu tudo. Os vizinhos todos tentaram ajudar e conseguimos sair com vida. Ainda no sábado viemos para o abrigo e fiquei muito feliz por poder trazer os meus bichinhos comigo”, comentou.

O ambulante Felipe Barbosa, de 27 anos, também morador da Várzea, vivenciou o mesmo desespero por conta das chuvas. Ele, a esposa e o filho, uma criança de 10 anos, tiveram que sair às pressas de casa e estão no abrigo emergencial, acompanhados por seu cachorro Macho e pelos gatinhos Bambi e Panda. “Além do abrigo estar muito organizado, fiquei surpreso em perceber que também estão cuidando dos nossos animais. Eu amo demais os meus bichos e fiquei preocupado por eles”.

DOAÇÕES - A Secretaria dos Direitos dos Animais reforça que a Prefeitura do Recife está recebendo, nos pontos de doação, ração para animais, além de medicamentos veterinários e utensílios para animais domésticos.

Quem quiser fortalecer a rede de solidariedade pelos animais pode fazer doações no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Bairro do Recife, no Sítio Trindade, em Casa Amarela, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, no Terminal Marítimo de Passageiros, além de pontos de coleta situados nos shoppings Plaza, Recife, Tacaruna, Boa Vista e RioMar, nas lojas da rede Novo Atacarejo, da Drogaria São Paulo e dos supermercados Big de Casa Forte, da Avenida Caxangá, de Boa Viagem, na Avenida Recife e no Shopping Tacaruna. Os donativos também podem ser entregues nos Terminais de Passageiros de ônibus e na sede do Procon Recife, que fica na Boa Vista.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL