Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CAPACITAÇÃO

Prefeitura lança plataforma online Olinda Capacita e vai disponibilizar 1.500 vagas

Publicado em: 20/06/2022 13:20

 (Foto: Reprodução/Freepik )
Foto: Reprodução/Freepik
Para facilitar o acesso da população aos diversos cursos de capacitação profissional que a gestão municipal oferece, a Prefeitura de Olinda lançou na sexta-feira (17) o projeto Olinda Capacita, que conta com uma plataforma digital para centralizar as inscrições relativas às vagas ofertadas por cinco secretarias: Educação; Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Esportes e Juventude; além de Patrimônio, Cultura e Turismo.
Ao todo, somente neste segundo semestre de 2022, a Prefeitura de Olinda oferecerá, ao menos, 1.500 vagas, que já estão confirmadas, em cursos gratuitos como: Marketing Digital, Cuidador de Idosos, Design de Sobrancelhas, Camareira, Qualificação para garçons, Boas práticas na Manipulação e Alimentos, entre outros. Parte dos cursos é oferecida em parceria com o Sebrae-PE.
Os lançamentos das vagas serão feitos por módulos: Olinda Capacita Jovem, Olinda Capacita Empreendedor, Olinda Capacita Turismo, Olinda Capacita Cidadão e
Olinda Capacita Línguas e Tecnologia. O primeiro grupo de vagas a ter inscrições abertas será voltado para o público de 15 a 29 anos.
O acesso à plataforma do Olinda Capacita é feito através do link capacita.olinda.pe.gov.br. Dentro da área específica, o olindense verá os módulos referentes às secretarias. Os botões estarão habilitados para acesso sempre que novas vagas forem abertas e as inscrições disponíveis. Também haverá acesso ao Capacita Olinda por meio de um banner fixo no site da prefeitura: olinda.pe.gov.br.
Para o prefeito Professor Lupércio, garantir o acesso facilitado aos cursos que a gestão municipal oferece é um incentivo para que a população busque se capacitar para o mercado de trabalho. “Quando a gente centraliza tudo numa plataforma deixa as pessoas cientes dos cursos, horários e locais. Elas podem saber de todas as opções e se interessar por fazer algum curso, se capacitando gratuitamente para o mercado de trabalho, que exige cada vez mais conhecimento e qualificação”, observa o gestor de Olinda.
Olinda Capacita Jovem - Primeiro módulo de cursos a ser oferecido inicia as inscrições online, pela plataforma Olinda Capacita, já nesta segunda-feira (20). Serão 400 vagas voltadas para o público de 15 a 29 anos, o prazo para se inscrever é enquanto houver disponibilidade. As aulas acontecem em quatro pontos, descentralizando as atividades: Escola Monsenhor Fabrício (Peixinhos), Escola Municipal Gregório Bezerra (Jd. Atlântico), Escola Municipal Monte Castelo (Rio Doce) e Escola Municipal Pastor David Richard Blackurn (Alto da Bondade).
Os cursos disponíveis pelo Olinda Capacita Jovem serão básicos em Auxiliar de Recursos Humanos (RH); em Marketing Digital; Atendimento ao Cliente; Auxiliar Administrativo; Recepcionista Clínica e Hospitalar; Cuidador de Idosos; Recepcionista Geral; Design de Sobrancelhas; Barbearia.
Para se inscrever é preciso cadastrar na plataforma informações pessoais como RG, CPF, e-mail e telefone para contato. No primeiro dia de aula será necessário apresentar o comprovante de residência de Olinda. Para os menores de idade, serão aceitos comprovantes em nome dos pais ou responsáveis. Os interessados nos cursos que tiverem dificuldades de fazer as inscrições online podem procurar a Secretaria de Esportes e Juventude, que funciona na Vila Olímpica de Rio Doce, das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Grupo Diario de Pernambuco