Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Prefeitura do Recife promove testagem itinerante de infecções sexualmente transmissíveis em sete localidades da capital durante o mês de junho

Publicado em: 07/06/2022 20:26

 (FOTO: IKAMAHÃ / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE)
FOTO: IKAMAHÃ / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE
Ao longo do mês de junho, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife vai promover uma série de ações para ampliar o acesso da população às formas de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces de HIV, sífilis e/ou hepatites virais. A programação de testagem itinerante para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) vai acontecer em sete localidades da capital. Em cada uma das ações, serão fornecidos 240 testes em cada localidade, sendo 60 de cada (sífilis, HIV, hepatite B e C), totalizando 1.680 testagens. O trabalho será feito em parceria com a Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), com o Programa Academia da Cidade (PAC), a Política de Saúde da População LGBT e a Faculdade Guararapes.
 
Os testes rápidos detectam possíveis casos de HIV, sífilis e/ou hepatites B e C. Qualquer pessoa pode ter acesso ao serviço e aqueles em que o resultado dá positivo, o usuário recebe aconselhamento e é encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde. Na atividade, ainda serão distribuídos preservativos, sachês de gel lubrificante e materiais educativos sobre ISTs.
 
O projeto itinerante de testagem foi inaugurado em julho do ano passado com o objetivo de ampliar os exames de ISTs e ofertar esses serviços em horários alternativos e em diversos locais de grande circulação de pessoas na cidade. Desde então, já foram visitadas mais de 42 localidades e realizados cerca de 1.900 testes rápidos. Também já foram distribuídos cerca de 237.314 mil preservativos e 6.100 lubrificantes.
 
SERVIÇOS - Na rede municipal de saúde, a Prefeitura do Recife oferece serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces para ISTs. Existem dois SAEs para as pessoas com HIV/Aids e seus parceiros: o primeiro, na Policlínica Lessa de Andrade, localizada na Madalena, com mais de dois mil pacientes cadastrados; e o segundo no SAE Gouveia de Barros da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, com 987 usuários cadastrados e em tratamento. 
 
Nestes locais, atuam equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos. São disponibilizados aos pacientes assistência clínica e psicossocial, indicação de profilaxias primárias e secundárias para infecções oportunistas e sexualmente transmissíveis; indicação e manejo de terapia antirretroviral.
 
A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife oferece, de forma rotineira, testagem rápida no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros e também na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria. Além disso, a população pode se dirigir à unidade básica de saúde mais perto de casa, para saber a disponibilidades de testes rápidos para detecção de ISTs. O resultado sai em cerca de meia hora.
 
Confira a programação:

08/05 (das 9h às 12h) - Faculdade Guararapes (Polo Boa Vista) - Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 155 - Boa Vista
11/06 (das 13h às 17h) - Mercado da Encruzilhada - Rua Dr. José Maria, 2-200, Encruzilhada
16/06 (das 17h às 21h) - Academia da Cidade (Polo Jordão) - Av. Alberto Lundgren, S/N, Jordão
21/06 (das 17h às 21h) - Academia da Cidade (Polo Alto do Capitão) - Rua Tupiracaba, S/N, Dois Unidos
22/06 (das 17h às 21h) - Academia da Cidade (Polo Ibura) - Av. Pernambuco, S/N, UR-1/Cohab
29/06 (das 17h às 21h) - Academia da Cidade (Polo UR-4/UR-5) - Rua Capitão Vicente Curado, UR-5/ Praça
30/06 (das 17h às 21h) - Academia da Cidade (Polo Um Por Todos) - Rua Vasco da Gama, S/N, Vasco da Gama

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Grupo Diario de Pernambuco