Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

VACINAÇÃO COVID-19

Prefeitura do Recife promove mutirão de vacinação contra Covid-19, gripe e sarampo em dez locais neste fim de semana

Publicado em: 17/06/2022 14:28

 (Entre os locais onde os imunizantes serão aplicados, sem necessidade de agendamento, estão mercado público, unidades de saúde e shopping. Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife.)
Entre os locais onde os imunizantes serão aplicados, sem necessidade de agendamento, estão mercado público, unidades de saúde e shopping. Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife.
Nestes sábado (18) e domingo (19), a Prefeitura do Recife vai promover um mutirão de vacinação contra gripe, sarampo e Covid-19. Os imunizantes serão aplicados, sem necessidade de agendamento, em dez locais da cidade (confira lista mais abaixo), entre mercado público, unidades de saúde e shopping. Os profissionais da Secretaria de Saúde municipal vão aplicar as vacinas de gripe e sarampo naqueles que fazem parte dos grupos prioritários das Campanhas, enquanto a de Covid-19 será voltada para as crianças entre cinco e 11 anos e também para pessoas a partir de 12 anos. 

Para a Campanha Nacional de Vacinação Contra o sarampo, o público-alvo são os trabalhadores da saúde e as crianças de seis meses a menores de cinco anos. Já a de gripe contempla, além desses dois grupos, os idosos, gestantes, puérperas, professores das redes de ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente. Também podem receber o imunizante os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde e os professores, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho. Já as gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente devem levar laudos médicos que comprovem a condição.

Já a vacina de covid-19 será aplicada nas crianças entre cinco e 11 anos e também nas pessoas a partir de 12 anos que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina, ou aqueles que estão no prazo para a segunda dose, os que estão com doses atrasadas ou que já podem tomar a primeira ou segunda dose de reforço. Podem receber a primeira dose de reforço (terceira dose) as pessoas entre 12 anos e 49 anos que tomaram a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. Já aquelas com 50 anos ou mais, imunossuprimidas, com o Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior a 40 e os trabalhadores da saúde também podem receber a segunda dose de reforço (quarta dose).

As pessoas precisam apresentar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. Caso não possua e também não tenha o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia, elaborada especificamente para esta ação. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis no momento da vacinação. Também precisam apresentar documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal.

Confira a programação:

SÁBADO (18)           

Mercado de São José: Praça Dom Vital, bairro de São José (das 8h às 17h) - neste local será feita apenas a vacinação de Covid-19 para pessoas a partir de 12 anos

Praça do Hipódromo (das 8h às 16h)

Sítio São Braz: Rua Severino Miguel de Moura, 23, Sítio dos Pintos (das 8h às 12h)

Shopping Recife: Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem (das 9h às 19h)

Conjunto Habitacional Paulo Cavalcante: Rua Senhor do Bonfim, s/n, Guabiraba (das 8h às 15h)

USF Paz e Amor: Rua Senador Pompeu, 40, Ibura (das 8h às 15h)

DOMINGO (19)

Mercado da Encruzilhada: Rua Dr. José Maria, 2-200, Encruzilhada (das 8h às 16h)

Shopping Recife: Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem (das 12h às 19h)

Bonsucesso Futebol Clube: Rua Maragogi, s/n, Alto José do Pinho (das 8h às 15h)

USF Lagoa Encantada: Rua Dr. Benício Jordão de Vasconcelos, s/n, Cohab (das 8h às 15h) 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Grupo Diario de Pernambuco