Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

EDUCAÇÃO

Prefeitura de Petrolina adota jogo como ferramenta educacional na Escola Professor Walter Gil

Publicado em: 08/06/2022 15:55

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.

Que o Minecraft é um sucesso entre crianças e adolescentes, todos já sabem. Esse jogo incrível, repleto de aventuras e criatividade está disponível em uma versão educacional, feita exclusivamente para ser utilizada em sala de aula. Para aproveitar o grande alcance do game e adotá-lo como ferramenta de ensino, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, aderiu ao projeto ‘Microsoft Office 365 Educacional A1 em nuvem’, do Ministério da Educação. O programa tem como objetivo, trabalhar os componentes curriculares, além do desenvolvimento de habilidades como: colaboração, pensamento lógico e resolução de problemas, levando o estudante a aprender na prática.

A unidade de ensino beneficiada com o projeto piloto inicialmente é a Escola Professor Walter Gil, no bairro Mandacaru, que possui um laboratório com 10 computadores. Através do recurso, os professores poderão aproveitar as possibilidades que o game oferece e, assim, tornar as aulas mais divertidas e lúdicas, estimulando o aprendizado e a criatividade dos alunos, além de proporcionar habilidades importantes como autonomia e contato com a tecnologia. O jogo permite ao usuário construir ambientes e estruturas no mundo virtual e interagir com eles.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional da Seduce, Arlete Gouveia, a inserção do Microsoft Educacional irá auxiliar, de maneira robusta, na formação dos alunos e na atuação dos docentes. “As mudanças que vivemos nos últimos anos nos incentivaram ainda mais a colocar em prática esse novo momento de aprendizagem, onde o aluno é levado a ter pensamento crítico, além de desenvolver sua capacidade cognitiva, socioemocional, através de treinamento e suporte com o uso de ferramentas de tecnologia educacional. Conseguir pensar algo que transita entre o real e o digital, tem sido extremamente satisfatório e sei que esse é mais um passo de muitos que ainda virão na Rede Municipal de Ensino de Petrolina”, destacou Arlete.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Toalhas de Lula e Bolsonaro movimentam o comércio e dão o tom das eleições
Desemprego cai a 9,8% entre março e maio no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado federal Daniel Coelho e com a Dra. Magda Maruza
Grupo Diario de Pernambuco