Diario de Pernambuco
Busca

DESPEDIDA

Povo Xukuru, de Pesqueira, chega a velório de Bruno Pereira em ritual e emociona presentes

Publicado em: 24/06/2022 11:33 | Atualizado em: 24/06/2022 18:49

Restos mortais de Bruno serão cremados a partir das 15h desta sexta-feira (Rômulo Chico/DP Foto)
Restos mortais de Bruno serão cremados a partir das 15h desta sexta-feira (Rômulo Chico/DP Foto)
Os Xukurus foram os primeiros indígenas a chegarem ao velório do indigenista Bruno Pereira, que acontece nesta sexta-feira (24), no Cemitério Morada da Paz, no Paulista. O grupo, que conta com cerca de 50 pessoas, saiu da cidade de Pesqueira no início desta manhã para homenagear, através de um ritual, o recifense assassinado durante uma expedição realizada no Amazonas.

Eles chegaram por volta das 10h e já entraram na sala onde o corpo de Bruno está entoando cânticos, o que emocionou aos familiares e amigos presentes no momento da despedida.

"Cadê o meu irmão que não vem brincar mais eu?", foi uma das frases que eles cantaram.

O cacique dos Xukurus, Marcos Luidson, responsável pela tribo, ressaltou a importância da presença dos indígenas neste momento e caracterizou Bruno como "mártir" e "guerreiro".
 
Cacique Marcos é responsável pelo povo Xukuru, de Pesqueira (Rômulo Chico/DP Foto)
Cacique Marcos é responsável pelo povo Xukuru, de Pesqueira (Rômulo Chico/DP Foto)
 

"Bruno hoje se torna um mártir para todos nós. Não poderíamos, de forma alguma, não estar presente nesse dia de hoje para prestigiar o nosso guerreiro", afirmou bastante emocionado.

Despedida

O caixão com os restos mortais de Bruno Pereira chegou para a sala do velório às 9h30 desta sexta-feira (24). Mais tarde, às 15h, acontecerá a cremação. Esse segundo momento será restrito aos familiares.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL