Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SAÚDE

Mulheres da Residência Terapêutica de Olinda realizam exame preventivo contra câncer do colo do útero

Publicado em: 16/06/2022 13:46

 (A atividade faz parte da política de estratégia da Secretaria de Saúde de Olinda no enfrentamento à doença. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda.
)
A atividade faz parte da política de estratégia da Secretaria de Saúde de Olinda no enfrentamento à doença. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda.

Visando promover uma política de assistência preventiva às mulheres da Residência Terapêutica feminina de Olinda, em Bairro Novo, uma equipe da Secretaria de Saúde do município, por iniciativa da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, promoveu nessa quarta-feira (15.6) uma ação de citologia do colo do útero nessa unidade especializada. Foi uma atividade preventiva com uma abordagem acolhedora, aberta e de aceitação, efetivando a equidade da saúde pública.

É necessário reforçar sobre a importância da realização do exame de citologia do colo do útero ou papanicolau, popularmente conhecido como preventivo às mulheres de 25 a 64 anos, que é ofertado gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas.

A Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher de Olinda informa sobre os cuidados que a mulher deve ter antes de realizar o exame: não ter relações sexuais (mesmo com preservativo) nos dois dias anteriores ao exame e evitar o uso de duchas e medicamentos vaginais.

A Coordenação da Saúde da Mulher do município alerta ainda, que assim como o câncer de mama, a doença no colo do útero diagnosticada precocemente, com o tratamento reduz a mortalidade.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Quem é Júlio Lancellotti, o padre antissistema que dá esperança aos pobres
Grupo Diario de Pernambuco