Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

FORMAÇÃO

Movimento Pró-Criança inaugura novo centro de formação em tecnologia

Publicado em: 10/06/2022 14:09

 (
Foto: Bruna Costa/DP.

)
Foto: Bruna Costa/DP.

O Movimento Pró-Criança inaugura na terça-feira, dia 31 de maio, o Núcleo de Inclusão Digital (NID) 2.0. A solenidade será realizada, a partir das 9h, na unidade da instituição que fica no Bairro do Recife e contará com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, autoridades civis, empresários e os primeiros alunos do novo espaço. A programação terá café da manhã com a imprensa e convidados, bênção do prédio, descerramento da placa, apresentações culturais e aula inaugural.

O NID 2.0 é a resposta do Pró-Criança à crescente demanda do mercado de tecnologia da informação e comunicação por mão de obra qualificada. Desde 2013, a ONG trabalha na capacitação de crianças, adolescentes e jovens nessa área. Ao todo, já são mais de 2.300 beneficiados, desse contingente, mais de 500 conquistaram a tão sonhada vaga no mercado de trabalho.

Com o novo centro, a entidade não só está expandindo a oferta de cursos gratuitos, como também incluindo novas formações que vão beneficiar 220 educandos apenas nos próximos seis meses. Serão qualificações em Programador web, Produção gráfica, Ux design - experiência do usuário, Internet para negócios e Oficina hack. As vagas são destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social na faixa etária a partir 8 anos até 29 anos.

As primeiras turmas serão as de Programador web e Produção gráfica com aulas pelo menos duas vezes por semana, pela manhã ou à tarde. Os novos cursos se somam a outros três - Iniciação à informática, Manutenção de computadores e Robótica educacional - que o Pró-Criança oferece nas unidades Coelhos, no Recife, e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.

“A proposta do NID 2.0 é levar a experiência dos cursos de informática para o ensino das linguagens de tecnologias da informação mais procuradas pelas empresas que fazem o ecossistema do Porto Digital”, afirma o coordenador de Tecnologia e Empregabilidade do Pró-Criança, Fernando Marroquim.

 

Investimento social

O NID 2.0 é resultado de um investimento de cerca de R$ 1 milhão que o Pró-Criança fez em 2021 com apoio de pessoas físicas, que mensalmente doam pequenas quantias à ONG, sobretudo, por meio das faturas de água e energia elétrica.

Os recursos foram aplicados na reforma de todos os ambientes do Espaço Maria Helena Marinho, que até o ano passado abrigava cursos como dança, percussão e cordas, e foram transferidos para a Unidade Coelhos. O prédio do Recife Antigo ganhou novos sistemas elétricos e hidráulicos, e as salas foram readaptadas e mobiliadas com computadores de última geração, mesas com manta anti-chamas e equipamentos para aulas multimídias.

O NID 2.0 também conta o patrocínio das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte e da Divina Pharma, e a parceria da empresa de impacto social, Alicerce Educação.

 

 

Sobre o Movimento Pró-Criança

O Movimento Pró-Criança é uma entidade sem fins lucrativos da Arquidiocese de Olinda e Recife. Desde 1993, a instituição garante cidadania para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio da educação complementar e profissionalizante.

Nesses 28 anos de história, foram quase 45 mil pessoas diretamente beneficiadas nas unidades da ONG no Recife (Coelhos e Recife Antigo) e na cidade de Jaboatão dos Guararapes (Piedade).

O Pró-Criança mantém esse trabalho graças à contribuição de pessoas físicas e jurídicas que acreditam no projeto e se comprometeram com a transformação social. É possível doar por meio das contas de energia elétrica (Programa Clarear) ou de água (Conta Comigo), mas também há a possibilidade de ajudar autorizando débito em conta, direcionando parte do imposto de renda ou contribuindo via Lei Rouanet.

Para ajudar basta acessar movimentoprocrianca.org.br/doacao ou ligar no 0800.031.8989.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Grupo Diario de Pernambuco