Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Educação

Ministro da Educação virá a Petrolina para inaugurar projeto piloto que vai beneficiar Escolas e CMEIs

Publicado em: 20/06/2022 15:41 | Atualizado em: 20/06/2022 15:54

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.
Garantir o acesso à internet de qualidade para auxiliar na Educação municipal é uma das metas do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Desta forma, para modernizar a forma de ensino das Escolas e CMEIs, além de assegurar a inserção das tecnologias digitais como ferramenta pedagógica, a atual administração aderiu ao projeto piloto do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), do Governo Federal. Nesta terça-feira (21), às 8h, o ministro da Educação, Victor Godoy, estará em Petrolina, juntamente de uma comitiva do Ministério da Educação (MEC), para inaugurar o projeto.

O evento será realizado na Escola Municipal Júlia Elisa Coelho, no bairro Alto do Cocar. O objetivo do projeto, que tem a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) como executora, é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, estimular o protagonismo dos estudantes, dar autonomia aos professores na adoção de tecnologias para a educação e incentivar a formação de docentes e gestores em práticas pedagógicas que promovam o uso de tecnologia. Em Petrolina, 59 unidades de ensino, distribuídas entre Escolas e CMEIs, foram contempladas com o projeto piloto e receberam equipamentos de acesso à internet de banda larga, possibilitando melhores condições de conectividade para as atividades de ensino.

O ponto de partida da primeira fase do projeto foi o diagnóstico da rede. Logo em seguida, veio a preparação da infraestrutura, seleção e instalação dos equipamentos necessários para cada unidade de ensino. Para finalizar os trabalhos, os técnicos do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), da Secretaria de Educação, realizaram a validação e ativação das redes.
 
"Sabemos que atualmente a internet é uma das principais ferramentas que auxiliam no processo de construção do conhecimento. Além de possibilitar um conteúdo vasto para pesquisa, ela também incentiva a autonomia da aprendizagem dos alunos em sala de aula. Por isso, a implantação desse projeto piloto é, de fato, algo muito marcante, histórico e que trará resultados significativos para a educação de Petrolina", explicou o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Desemprego cai a 9,8% entre março e maio no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado federal Daniel Coelho e com a Dra. Magda Maruza
Registro de armas dispara no Brasil durante governo Bolsonaro
Manhã na Clube: Diogo Moraes (PSB) e Alexandre Henrique (PSOL), pré-candidato a dep. estadual
Grupo Diario de Pernambuco