Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

AÇÃO

Limpeza: Mais de 300 toneladas de lixo foram retiradas do Rio Beberibe no Recife

Publicado em: 08/06/2022 12:35

Mais de 300 toneladas de lixo foram retiradas do Rio Beberibe desde a última sexta-feira. ( Rodolfo Loepert/PCR)
Mais de 300 toneladas de lixo foram retiradas do Rio Beberibe desde a última sexta-feira. ( Rodolfo Loepert/PCR)
Foram removidas mais de 30 toneladas de lixo do Rio Beberibe, 50 toneladas do Rio Tejipió mais e 80 toneladas de trechos do Rio Jiquiá, em ações realizadas em canais e trechos de rios que cortam a Capital pernambucana. De acordo com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), os resíduos acumulados num mesmo trecho são oriundos de diversos pontos do curso de água. Segundo a prefeitura, os serviços de limpeza irão contemplar as principais áreas da cidade até agosto.

Toda a ação está sendo feita em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra). As intervenções serão executadas em 22 canais e trechos de rios e devem se estender até meados de agosto. 

No momento, uma equipe composta por 15 homens, uma pá carregadeira e cinco caminhões atua em dois trechos do Rio Jiquiá, o primeiro entre as ruas São Miguel e Dr. José Rufino. O segundo trecho fica na Rua Passo da Santa Cruz, e até agora já foram removidas 80 toneladas de resíduos desses locais. O Canal da Roda de Fogo, na Rua Arthur Coutinho, também conta com uma equipe de 15 homens, uma retroescavadeira e três caminhões.

“Esta é uma ação que está sendo realizada pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo do Estado, para a limpeza de rios que passam por Recife como é o caso do Beberibe e do Tejipió. Nos últimos dias já foram retiradas mais de 300 toneladas”, disse o prefeito João Campos (PSB), nesta manhã, onde esteve no Porto da Madeira, nas margens do Rio Beberibe, no trecho entre a Avenida Cidade de Monteiro e a Rua Dalva de Oliveira; e no Caçote, perto da Diretoria de Limpeza Urbana da Emlurb, junto ao Rio Tejipió. 

No caso do Rio Beberibe, desde sexta-feira (3) até a terça-feira (7), as toneladas de lixo foram retiradas do local em 17 caminhões caçamba. Em trechos críticos do Rio Tejipió, a Emlurb começou o trabalho na terça-feira (7), e as toneladas de lixo do local com 17 caminhões caçamba.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Nova presidente da Caixa toma posse e anuncia primeiras medidas
Manhã na Clube: entrevista com o ex-ministro e pré-candidato ao senado, Gilson Machado
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Grupo Diario de Pernambuco