Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Japão faz doação de R$ 244 mil ao Instituto de Fígado e Transplantes de Pernambuco

Publicado em: 13/06/2022 15:09 | Atualizado em: 13/06/2022 17:38

 (Foto: Sandy James/DP)
Foto: Sandy James/DP
O Consulado Geral do Japão do Recife realizou uma doação de R$ 244 mil reais ao Instituto de Fígado e Transplantes de Pernambuco (IFP). O valor doado em 4 de novembro de 2021, através do Programa de Assistência à Projetos Comunitários e Segurança Humana (APC), é destinado a aquisição de um Videoduodenoscópio que atenderá as necessidades de pessoas que fazem tratamentos de doenças no aparelho digestivo. A Cerimônia de inauguração do Projeto da doação aconteceu na manhã desta segunda-feira (13), no próprio Instituto. 

“É extremamente relevante esta doação do consulado do Japão porque esse é um aparelho que vai realizar um dos exames que tem uma área muito reprimida no Sistema Único de Saúde que é o que chamamos de via biliar do fígado. Ele vai poder fazer não só a retirada de cálculos como também a colocação de próteses para pacientes que tem tumores tanto no pâncreas quanto no fígado e vesícula. Isso é uma demanda reprimida de pelo menos 150 a 200 pacientes na lista para fazer este tipo de procedimento, então é muito gratificante receber esta doação para os pacientes do SUS.”, contou Leila Beltrão, presidente do Instituto de Fígado e Transplantes.

Esta foi a primeira doação do Consulado para o IFP, contudo já existem cerca de 56 projetos que possui jurisdição desde o Ceará até a Bahia. “O Governo Japonês oferece um programa de assistência econômica para projetos de desenvolvimento concebidos para atender às diversas necessidades dos países em desenvolvimento. É conhecido como Assistência à Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC). Este programa oferece apoio à projetos propostos por diversas ONG’s e autoridades locais.”, explica Emi Sugahara, representante do Consulado do Japão. A cerimônia também recebeu a presença do Cônsul-Geral do Japão no Recife, Hiroaki Sano. 

Parcerias – O Instituto de Fígado e Transplantes de Pernambuco também possui parceria com a empresa japonesa NTTData. Na cerimônia a empresa realizou a doação de 50 cartões de alimentação para que os familiares dos pacientes que aguardam os parentes realizar os tratamentos no instituto possam se alimentar dignamente.

Videoduodenoscópio – O aparelho é utilizado em exames gastrointestinais e tem a capacidade de realizar imagens de alta qualidade. É uma ferramenta poderosa que utiliza a via transnasal para realizar os diagnósticos, além de possibilitar um maior conforto ao paciente.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Quem é Júlio Lancellotti, o padre antissistema que dá esperança aos pobres
Grupo Diario de Pernambuco