Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

IMIP

IMIP recebe São Joãozinho dos Doutores da Alegria

Publicado em: 20/06/2022 17:13

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.
Um trio de “palhaços-pamonhas” e um sanfoneiro percorreu as alas pediátricas do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, na manhã desta segunda-feira (20). Depois de dois anos de interrupção, os Doutores da Alegria voltaram a comemorar o São Joãozinho presencialmente nos hospitais do Recife.

O formato da festa junina mudou um pouco, mas a animação continua a mesma. Antes da pandemia, todos os artistas do elenco, formado por 12 palhaços, participavam das comemorações de carnaval, São João e Natal. Agora, grupos pequenos de palhaços vão a cada hospital para celebrar as datas especiais.

No Imip, Dra. Nana (Ana Flávia), Dra. Svenza (Luciana Pontual) e Dr. Wago Ninguém (Wagner Montenegro), que adoram as comidas típicas juninas, se vestiram de “As pamonhas” e fizeram todo mundo cantar forró! No comando da música, o sanfoneiro Damião Mota puxou músicas conhecidas e a composição inédita Não me enxote, um xote composto por Juliana de Almeida (Dra. Baju), especialmente para o São Joãozinho.

Izabel Vieira de 9 anos, conheceu os Doutores da Alegria aos 2 anos, quando passou um período internada no Hospital da Restauração e no Imip. Hoje, a mãe de Izabel, Cícera Izabel, é voluntária no Imip. A criança acompanha a mãe ao hospital em ocasiões especiais, como o São Joãozinho. “É muito importante o trabalho dos Doutores da Alegria. Eles fizeram muita diferença no tratamento da minha filha. Era muito bom encontrar com eles e ver essa festa é uma alegria”, diz a mãe da menina.

“Estamos nos hospitais o ano inteiro, com atendimentos duas vezes por semana, o que faz com que tenhamos uma relação com as crianças, seus acompanhantes e profissionais de saúde. Quem está no hospital geralmente não tem a chance de comemorar o ciclo junino, está preocupado com o tratamento. O São Joãozinho traz leveza e muitas memórias afetivas”, comenta Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria.

O arraial nos hospitais vai até quinta-feira (23) e começa sempre às 10h. Nesta terça-feira, os palhaços vão ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e ao Procape, em Santo Amaro; na quarta (22), a festa será no Hospital da Restauração (HR), no Derby; e, por fim, o arrasta-pé anima o Hospital Barão de Lucena (HBL), na quinta-feira (23).


Programação São Joãozinho dos Doutores da Alegria

21/6, às 10h - Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Procape

22/6, às 10h - Hospital da Restauração

23/6, às 10h - Hospital Barão de Lucena


Doutores da Alegria - Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria? - O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Para contribuir com a manutenção do trabalho, basta acessar o site www.doutoresdaalegria.org.br ou pelo Facebook (/Doutores). Mais informações em www.doutoresdaalaegria.org.br

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Toalhas de Lula e Bolsonaro movimentam o comércio e dão o tom das eleições
Desemprego cai a 9,8% entre março e maio no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado federal Daniel Coelho e com a Dra. Magda Maruza
Grupo Diario de Pernambuco