Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SEGURANÇA

Governo do estado inaugura Delegacia da Mulher em Arcoverde

Publicado em: 19/06/2022 09:27

 (Governador também visitou o Complexo da Polícia Civil no município. Foto: Luiz Pessoa/SEI.)
Governador também visitou o Complexo da Polícia Civil no município. Foto: Luiz Pessoa/SEI.

O governador Paulo Câmara inaugurou, neste último sábado (18.06), mais uma Delegacia de Polícia Especializada em Atendimento à Mulher, iniciativa criada pela Lei 17.644, de 6 de janeiro de 2022. A nova unidade está localizada em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, município visitado pelo governador neste final de semana.

“Nossas secretarias têm trabalhado muito, buscando fazer políticas de prevenção para que casos de violência não ocorram no Estado. Mas temos que estar preparados. Queremos dar condições para que as mulheres tenham um local adequado para os encaminhamentos e os devidos processos legais, buscando a identificação do autor e a aplicação das penas necessárias”, afirmou Paulo Câmara, que também visitou o Complexo da Polícia Civil de Arcoverde, local que reúne o atendimento de várias delegacias especializadas.

“A interiorização das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher é, por si só, um grande evento para o município que recebe uma unidade como essa, que vai facilitar o acolhimento das vítimas de violência doméstica. Foi uma decisão acertada do Governo do Estado de interiorizar ainda mais o departamento de polícia”, destacou o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão.

Com uma área de 344 metros quadrados, a delegacia dispõe de recepção/permanência, sala de boletim de ocorrência individualizada, sala de coordenação setorial, cartório, setor administrativo, setor de investigação, brinquedoteca, gabinete, alojamento, xadrez, depósito, arquivo e copa. O imóvel possui dois pavimentos: a delegacia no térreo e a Casa da Mulher de Arcoverde, da Secretaria da Mulher do município, no 1º andar. As obras foram realizadas a partir de um convênio entre a Polícia Civil de Pernambuco e a Prefeitura de Arcoverde.

Unidades Especializadas

Atualmente, Pernambuco conta com Delegacias da Mulher em Santo Amaro (Recife), Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Surubim, Afogados da Ingazeira, Garanhuns e Petrolina, além da recém-inaugurada unidade de Arcoverde. Nos municípios que não dispõem de delegacia especializada, a população pode procurar qualquer outra delegacia de plantão para prestar queixa de crimes contra as mulheres. Para denúncias ou informações sobre a rede de proteção estadual à mulher, Pernambuco oferece o serviço gratuito da Ouvidoria Estadual da Mulher, pelo telefone 0800-281-8187. Em situação de emergência policial, a orientação é ligar para o 190.

Estiveram presentes à inauguração as secretárias estaduais Ana Elisa Sobreira (Mulher) e Fernandha Batista (Infraestrutura e Recursos Hídricos); os deputados federais Danilo Cabral e Fernando Monteiro; a deputada estadual Gleide Ângelo; o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel; além de delegados da Polícia Civil de Pernambuco.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Grupo Diario de Pernambuco