Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SAÚDE

Doutores da Alegria comemoram São Joãozinho nos hospitais do Recife

Publicado em: 16/06/2022 16:24

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.
A partir desta segunda-feira (20), os hospitais do Recife atendidos pelos artistas da associação Doutores da Alegria vão receber o cortejo de São Joãozinho. O arraial vai até quinta-feira (23) e começa sempre às 10h.
O primeiro hospital que vai aproveitar o forró dos palhaços é o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, na segunda (20); na terça (21), é a vez do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e do Procape, em Santo Amaro; na quarta (22), a festa será no Hospital da Restauração (HR), no Derby; e, por fim, o arrasta-pé anima o Hospital Barão de Lucena (HBL), na quinta-feira (23).
Até 2019, ano anterior à pandemia, o São Joãozinho era comemorado com um cortejo junino e a apresentação de uma peça que reunia todo o elenco dos Doutores da Alegria no Recife. Este ano, por medida de precaução, um trio de palhaços será acompanhado pelo sanfoneiro Dudu do Acordeon, convidado especial, e vai circular pelos corredores e enfermarias pediátricas dos hospitais atendendo as crianças, seus acompanhantes e profissionais de saúde de maneira individualizada.
"Nos atendimentos que fazemos o ano inteiro, duas vezes por semana, uma dupla de palhaços interage com uma criança por vez. O nosso São Joãozinho também vai ser assim, para curtir mais quietinho, sem aglomeração, mas sem deixar de comemorar essa data tão importante para a nossa cultura", comenta Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria.
Em cada hospital, os palhaços montaram uma história diferente, todas relacionadas ao universo da festa junina. No Imip, por exemplo, Dra. Nana (Ana Flávia), Dra. Svenza (Luciana Pontual) e Dr. Wago Ninguém (Wagner Montenegro), que adoram as comidas típicas, serão "As Pamonhas" e devem fazer todo mundo rir das bobagens que eles vão aprontar!
No Oswaldo Cruz e no Procape, Dra. Baju (Juliana de Almeida), Dr. Dud Grud (Eduardo Filho) e Dr. Gonda (Tiago Gondim) serão a "santa paciência", a fogueira e o correio elegante. No Hospital da Restauração, o noivo, Dr. Marmelo (Marcelo Oliveira), vestiu o vestido da noiva, Dra. Nana (Ana Flávia), para escapar do pai dela, Dr. Micolino (Marcelino Dias).
E no Barão de Lucena, Dr. Lui (Luciano Pontes) Santo Antônio e Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio) São João vão se deparar com uma santa um pouco estranha: Dra. Monalisa (Greyce Braga), a "santinha do pau oco".
O repertório do arrasta-pé terá uma música inédita, um xote composto por Juliana de Almeida (Dra. Baju), intitulado Não me enxote. Além dessa, algumas músicas de grupos importantes para a cultura popular, como Comadre Fulozinha (Maré), Coco Raízes de Arcoverde (Acorda Criança), músicas de Dudu do Acordeon, convidado do São Joãozinho, e clássicos de nomes como Luiz Gonzaga.

Programação São Joãozinho dos Doutores da Alegria
20/06, às 10h - Imip
21/06, às 10h - Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Procape
22/06, às 10h - Hospital da Restauração
23/06, às 10h - Hospital Barão de Lucena

Doutores da Alegria 
Os Doutores da Alegria foram uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.
Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Nova presidente da Caixa toma posse e anuncia primeiras medidas
Manhã na Clube: entrevista com o ex-ministro e pré-candidato ao senado, Gilson Machado
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Grupo Diario de Pernambuco