Diario de Pernambuco
Busca

IGREJA

Dom Fernando Saburido envia carta de renúncia ao papa no seu 75º aniversário

Publicado em: 10/06/2022 09:21

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
O Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, completou 75 anos nesta sexta-feira (10) e enviou a sua carta de renúncia ao papa Francisco, no Vaticano. De acordo com as normas que regem o Código de Direito Canônico da Igreja Católica, todo bispo precisa pedir a sua renúncia ao completar a idade.
 
O papa é responsável por receber o pedido e nomear o sucessor de dom Fernando, que se prepara para deixar o cargo da AOR, que ocupa desde agosto de 2009. Não existe uma data fixa para que o religioso saia, de fato, da liderança da Arquidiocese. Ele ficará no aguardo da nomeação do seu sucessor.
 
Confira um trecho do comunicado divulgado pela Arquidiocese:
 
"Meus queridos irmãos e irmãs, hoje, dia 10 de junho, eu tenho a alegria de completar os meus 75 anos de vida. E conforme prescreve o Código de Direito Canônico, que está aqui em minhas mãos, no cânon 401, parágrafo primeiro, o bispo que completa esta idade precisa renunciar ao cargo que ele vinha exercendo na diocese. Diante disso, eu devo hoje cumprir aquilo que o Direito Canônico determina. Preparei uma carta que devo encaminhar hoje para o Santo Padre"
 
Nascido no distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, em 10 de junho de 1947, dom Antônio Fernando Saburido é o oitavo arcebispo a ocupar o cargo na Arquidiocese de Olinda e Recife e o 32º a ocupar o sólio olindense.
 
O religioso passou parte da sua vida estudantil no Seminário Menor da Imaculada Conceição, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. Ingressou na vida católica em 1975, no Mosteiro de São Bento, em Olinda, onde foi recebido por Dom Basílio Penido e começou na formação monástica. Dom Fernando também cursou Filosofia e Teologia na Escola Teológica do mosteiro.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL