Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

FENÔMENO

Cidades amanhecem tomadas por neblina; entenda o motivo

Publicado em: 08/06/2022 11:40 | Atualizado em: 08/06/2022 12:07

Apac explica o porquê da neblina registrada em cidades pernambucanas. (Nando Chiappetta/Arquivo DP
)
Apac explica o porquê da neblina registrada em cidades pernambucanas. (Nando Chiappetta/Arquivo DP )
Diversos municípios pernambucanos registraram neblina nesta quarta-feira (8). O fenômeno, segundo a Agência de Águas e Clima (Apac), ocorreu devido a condensação do ar próximo à superfície. O órgão explicou que são necessários que a temperatura do ar próximo da superfície fique menor do que a temperatura do ar em níveis mais elevados (inversão térmica); que a umidade relativa do ar fique acima de 90%; e a ausência de ventos, para que ocorra o fenômeno.

Na Região Metropolitana do Recife, na madrugada de hoje (8), foram registradas condições propícias para formação de neblina. A temperatura do ar estava em 21,5°C, (superfície resfriou rápido, devido à ausência de nuvens, assim a temperatura do ar próximo à superfície ficou mais fria do que a temperatura do ar alguns metros acima); Umidade relativa do ar entre 96% e 100% e vento calmo, informou a Apac.

"Quando a neblina tem uma visibilidade menor que 1 Km é chamada de nevoeiro. Quando o sol aparece e aquece a superfície, a neblina desaparece devido às mudanças nessas condições", explicou a agência em nota.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Toalhas de Lula e Bolsonaro movimentam o comércio e dão o tom das eleições
Desemprego cai a 9,8% entre março e maio no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado federal Daniel Coelho e com a Dra. Magda Maruza
Grupo Diario de Pernambuco