Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

DETRAN

Agentes do Detran-PE recebem homenagem por atuação solidária

Publicado em: 22/06/2022 14:50

 (
Foto: Paulo Maciel /DETRAN-PE.
)
Foto: Paulo Maciel /DETRAN-PE.

Novo reconhecimento ao trabalho dos agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), ocorreu na tarde desta quarta-feira (22), no auditório do órgão. O evento também serviu para registrar os 53 anos de fundação da instituição, completados este ano. A homenagem, proposta pelo deputado estadual Erick Lessa, como voto de aplauso, destacou as atividades exercidas durante o atendimento às vítimas das recentes chuvas na Região Metropolitana do Recife e durante a pandemia da Covid-19. Na ocasião, houve uma referência especial ao agente Ricardo Neves, falecido em decorrência da Covid. Mais de 100 agentes de trânsito lotaram o espaço do evento.

O diretor-presidente do Detran, Gustavo Carneiro Leão, destacou que a atuação dos agentes demonstra que existem servidores comprometidos e capacitados, fazendo mais do que o trivial. E acrescentou: “O transito não se resolve só com olhar para o veículo”, frisou. O deputado Erick Lessa, ressaltou que o voto de aplauso foi aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco por unanimidade, o que considerou um reconhecimento pelos 53 anos de atividades do Detran-PE e pela excelência dos profissionais de segurança viária. “É importante acreditar no trabalho e caminhar com respaldo da sociedade e das instituições”, defendeu.

Para o diretor de Fiscalização do Detran-PE, Sérgio Lins, as ações desenvolvidas pelos agentes de trânsito deixam claro o empenho e a dedicação em salvar vidas. “Trabalhar nas ruas não só para punir, mas para ser solidário, engrandece o nome do Detran”, enfatizou. Já o gerente de Fiscalização do Detran-PE, Paulo Paz, lembrou o início da Operação Prevenção Segundos que Salvam Vidas, pioneira no Brasil, com a finalidade de servir à população, e salientou algumas das atividades realizadas, como apoio a vacinação e escolta do Serviço Médico de Urgência (Samu). Também participaram da mesa da cerimônia, a diretora de Atendimento em Exercício, Ana Tereza Vieira, e a gerente de Recursos Humanos, Maria Francisca Gomes.

Ao final dos pronunciamentos, o deputado fez a entrega dos certificados dos votos de aplausos. O primeiro, pelos 53 anos do Detran, foi entregue ao diretor-presidente do órgão, o outro, em reconhecimento à atuação dos agentes de trânsito, foi dado ao gerente de Fiscalização. Logo em seguida ocorreu a homenagem ao agente Ricardo Neves, representado pelos filhos Bruna Suelen e Ricardo Túlio, que receberam um capacete com o nome do pai. O auditório inteiro, de pé, aplaudiu demoradamente, referenciando o ex-colega que faleceu ainda em atividade.

Com a atuação dos agentes de trânsito, por meio da Operação Prevenção Segundos que Salvam Vidas, aproximadamente cinco toneladas de produtos foram arrecadados em “Blitzes Solidarias” realizadas em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), sob a coordenação da Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE. Todo material arrecadado, no formato “drive thur”, foi destinado às famílias desabrigadas por causa das chuvas. Para a coleta, as equipes fizeram revezamento, das 8h às 19h, todos os dias da semana, de 30 de maio a 19 de junho, em dois pontos da cidade do Recife.

Desde as primeiras ocorrências provocadas pelas chuvas, os agentes de trânsito passaram a desempenhar atividades em prol das populações que sofreram alagamentos ou desmoronamentos. Em parceria com a Defesa Civil dos municípios, deram apoio no deslocamento de equipes de engenheiros e técnicos em áreas de difícil acesso, com a finalidade de monitorar áreas críticas e contribuir para facilitar a fluidez do trânsito nas vias que ligam as regiões de maior dificuldade de circulação. Ainda com o intuito de contribuir na atuação emergencial, os agentes ficaram responsáveis pelo patrulhamento viário dos veículos de socorro, nos pontos com maior ocorrência de vítimas.

 

Câmara de Vereadores

 

Este é o segundo reconhecimento prestado aos agentes do Detran-PE pelos trabalhos desenvolvidos junto à sociedade. Em maio, a Câmara de Vereadores do Recife, por solicitação da vereadora Professora Ana Lúcia, promoveu reunião solene destacando a atuação dos profissionais. O ato, que aconteceu no plenário da Casa José Mariano, considerou os serviços prestados pelos agentes durante a pandemia da Covid-19, quando atuaram em diversas frentes. Eles foram responsáveis por viabilizar a vacinação em domicílio e por meio de drive thru, realizaram condução de pacientes, escoltaram ambulâncias do Samu, além de desenvolverem barreiras sanitárias em diversas cidades como, por exemplo, Arcoverde, Cumaru, Chã Grande e Gravatá.

 

Nos momentos mais agudos da pandemia, os agentes, com o apoio de viaturas e caminhões, estiveram empenhados para facilitar a chegada de vacinas contra a gripe e contra a Covid-19, principalmente, em locais de difícil acesso, em parceria com equipes da Saúde de municípios como o Recife, Paulista, São Lourenço da Mata, Escada e Limoeiro. Os agentes ainda contribuíram na distribuição de mais de 50 mil máscaras de proteção e álcool 70% em parceria com a Secretaria Estadual de Prevenção às Drogas.

 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Nova presidente da Caixa toma posse e anuncia primeiras medidas
Manhã na Clube: entrevista com o ex-ministro e pré-candidato ao senado, Gilson Machado
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Grupo Diario de Pernambuco