Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

INVERNO

Ação Inverno: Prefeitura intensifica ações de limpeza e desobstrução de canais do Recife

Publicado em: 17/06/2022 13:31

 ( Serviços acontecem desde o início do ano, em 99 espaços da cidade, e foi reforçado em 22 deles a partir de uma parceria com o Governo do Estado. Foto: Rodolfo Loepert / PCR.)
Serviços acontecem desde o início do ano, em 99 espaços da cidade, e foi reforçado em 22 deles a partir de uma parceria com o Governo do Estado. Foto: Rodolfo Loepert / PCR.
A Prefeitura do Recife reforçou as ações de limpeza e desobstrução de canais e trechos de rios que cortam a cidade, dando continuidade às ações iniciadas ainda em janeiro e intensificadas neste mês com a finalidade de melhorar o escoamento das águas e diminuir os pontos de alagamento na cidade. Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito do Recife, João Campos, esteve na Bacia do Vasco da Gama, no trecho entre a Avenida Norte e a Rua Padre Lemos, para verificar de perto o andamento dos serviços no local. Os trabalhos são realizados em parceria com Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra).

Por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), a gestão municipal mobilizou 400 trabalhadores, distribuídos em oito frentes de serviço, que contam com máquinas e veículos para a execução do serviço. Mais de 1.000 toneladas de resíduos já foram retirados. "Esta limpeza já tinha sido feita anteriormente, mas em virtude das fortes chuvas, a gente está voltando para esses locais. Só depois das chuvas, a gente já tirou, de canais e braços de rios, mais de 1.000 toneladas de resíduos. Aqui tem uma montanha muito grande de resíduos que a gente precisou tirar para melhorar a drenagem desta área. É preciso tirar essa areia para ter o escoamento da água", explicou João Campos.

As intervenções serão executadas em 22 canais e trechos de rios e devem se estender até meados de agosto, através desta parceria com o Governo do Estado. No momento, a Bacia do Vasco da Gama conta com uma equipe composta por aproximadamente 20 homens, além de uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e quatro caminhões, no trecho entre a Avenida Norte e a Rua Padre Lemos. A ação no local deve durar três dias e apenas nesta sexta já foram retiradas 24 toneladas de resíduos.

A secretária de Infraestrutura do Recife, Marília Dantas, explicou o trabalho que está sendo realizado pela Emlurb e contou onde já há outras frentes de serviço atuando. "Aqui está sendo feito o desassoreamento de um trecho importante por uma das frentes de serviço. Esse canal, que deságua no Canal do Arruda, faz parte de um conjunto de 14 grandes intervenções. Aqui, vai ser retirada uma quantidade grande de material para poder dar espaço às águas das chuvas", esclareceu ela. "Estamos com frentes no Rio Tejipió, no Rio Jiquiá, no Beberibe, aqui na Bacia do Vasco, no Canal Roda de Fogo, no Canal Queira Deus. Todos esses locais são os que estão em situação mais crítica, o trabalho vai favorecer as vias que por ventura ainda estejam com quantidade de água e não estejam conseguindo ter o escoamento adequado", concluiu a gestora.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Quem é Júlio Lancellotti, o padre antissistema que dá esperança aos pobres
Grupo Diario de Pernambuco