Diario de Pernambuco
Busca

MEIO AMBIENTE

Variadas espécies de aves são observadas na Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe

Publicado em: 17/05/2022 16:52

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
 

A Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe, unidade de conservação (UC) administrada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) é um local de muitas vidas. E o bom é quando se consegue parar para admira-las. Foi o que fez um grupo de 20 pessoas, no último sábado (14), vivenciado a proposta do evento mundial chamado Global Big Day, criado para incentivar que os observadores de aves registrem em um catálogo, as aves observadas em 24h. Na APA Aldeia-Beberibe, o  grupo observou e fotografou, no espaço de tempo de cerca de 3 horas, 80 espécies de aves.

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
 

“O contato direto com a natureza, observando e admirando as suas potencialidades, as suas conexões, faz com que a gente se sinta ainda mais responsável pelo meio ambiente. É uma forma de conhecer mais e de querer que outras pessoas conheçam a área, para que possam aderir a essa luta da preservação de uma área tão importante que é esta unidade de conservação”, comentou a gestora da APA, Cinthia Lima. O evento, que recebeu o nome de PassarinHaras, foi realizado no km 20 da Estrada de Aldeia, no município de Paudalho, e foi promovido por moradores do Condomínio Haras de Aldeia, em parceria com a CPRH, o Fórum Socioambiental de Aldeia e a Organização de Observadores de Aves de Pernambuco (OAP).

A prática da observação de aves é um estímulo à percepção ambiental, como explica a  jornalista Ludmila Portela, vice-presidente do Fórum Socioambiental de Aldeia e uma das organizadoras do evento: "A nossa ideia é dar visibilidade e promover a observação de pássaros como uma atividade que reúne o lazer em contato com a natureza, e que estimula a conservação. Quanto mais ela for praticada, mais envolvimento teremos por parte da sociedade no que diz respeito ao conhecimento e à proteção da nossa avifauna, especialmente a da APA Aldeia-Beberibe”.

A UC, além do município de Paudalho, abrange parte dos municípios de: Abreu e Lima, Araçoiaba, Camaragibe, Igarassu, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata. O PassarinHaras foi uma mostra da riqueza natural da APA. O jornalista e idealizador do evento, Sérgio   Cabral, enfatiza: “já registrei mais de 100 espécies de aves só na área do Haras. Queremos que mais pessoas vejam essa beleza, conheçam e valorizem as aves. Queremos habilitar pessoas para serem observadoras de aves, criar um grupo para observar as aves de Aldeia”.

A lista completa das aves observadas na APA Aldeia-Beberibe pode ser consultada no portal da CPRH (www.cprh.pe.gov.br). As listas das aves observadas em 170 países que participaram do Global Day, nesse dia 14 de maio, está no site ebird.org/globalbigday.

TAGS: ambiente | meio | aldeia | espécies | apa |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL