Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CULTURA AFRO

Sesc Santa Rita promove oficina de percussão africana gratuita neste sábado

Publicado em: 13/05/2022 17:37

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.

Com o objetivo de proporcionar uma imersão na música africana através de ritmos como o afrobeat, samba, blues e jazz, o Sesc Santa Rita promove, neste sábado (14/05), a Oficina de Percussão Africana. A atividade, que é gratuita, será ministrada pela percussionista, ilustradora sonora e arte-educadora Aishá Lourenço.

Estão sendo disponibilizadas 20 vagas, e as inscrições podem ser realizadas na unidade, que fica no bairro de São José, no Centro do Recife. A iniciativa vai acontecer das 14h às 16h e integra o projeto Histórias do meu povo, um conjunto de ações que busca ampliar os olhares dos jovens sobre a diversidade da cultura africana.

Nascida em Pernambuco, Aishá Lourenço saiu do Brasil para entrar em contato com a música e a percussão ao redor mundo. Com esses conhecimentos, desenvolveu um sotaque próprio, com uma linguagem que abriga percussão convencional, artesanal, aparatos digitais e tecnológicos. Também traz a experiência como facilitadora de pessoas com várias idades, etnias e classes sociais, incluindo mulheres refugiadas da Somália, Jamaica, Congo e outros países.

Atualmente está envolvida no projeto Recife 19, do Dj Dolores, Flaira Ferro e Lia de Itamaracá, além de integrar o A Dita Curva. Na trajetória musical, ela já atuou como percussionista em grupos pernambucanos como a Comadre Fulôzinha, Bongar, Naná Vasconcelos e com os artistas Johnny Hooker e Marcelo Jeneci.

Sesc

Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas. Mais informações: www.cartaodoempresario.com.br.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Grupo Diario de Pernambuco