Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Bomba do Hemetério

Prefeitura do Recife promove, nesta sexta (13), ação de bem-estar animal

Publicado em: 12/05/2022 22:28 | Atualizado em: 12/05/2022 22:35

 

Ação conjunta das Secretarias Executiva de Direito dos Animais (SEDA) e de Saúde incentiva vacinação antirrábica e denúncia de maus-tratos. (PCR/Divulgação)
Ação conjunta das Secretarias Executiva de Direito dos Animais (SEDA) e de Saúde incentiva vacinação antirrábica e denúncia de maus-tratos. (PCR/Divulgação)
Tutores que desejarem a aplicação da vacina antirrábica em seus cães e gatos terão uma oportunidade a mais, nesta sexta-feira (13), na Zona Norte do Recife. A campanha de promoção ao bem-estar animal é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Direito dos Animais (SEDA) e da Secretaria de Saúde (Sesau), por meio da Vigilância Ambiental. A ação será na Escola Municipal Manoel Antônio de Freitas, que fica na Rua São Jerônimo, 147, na Bomba do Hemetério.

Serão oferecidas 300 doses da vacina contra raiva, além de pré-agendamento de castração de animais, orientações sobre maus-tratos e encaminhamento de denúncias. Para garantir a imunização de seu pet, o tutor precisa apresentar a carteira de vacinação do animal. Quem não tiver o documento receberá a carteirinha no ato da vacinação, com o registro da aplicação e o lote da vacina utilizada.

Para quem não puder levar os animais para se vacinar neste dia, a SEDA disponibiliza a vacina antirrábica de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Hospital Veterinário do Recife, no Cordeiro, e em territórios dos oito distritos sanitários da Sesau, cuja lista com os endereços está disponível neste link. Moradores de outros municípios devem procurar as secretarias de Saúde de suas cidades.

RAIVA
A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos) grave, que afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto pessoas quanto animais. A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. Os cachorros com raiva costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. A vacinação antirrábica é garantida pelo SUS porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Os animais precisam se imunizar todo ano para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana.


SERVIÇO:

AÇÃO DE BEM-ESTAR ANIMAL

Local: Escola Municipal Manoel Antônio de Freitas
Rua Jerônimo, 147 - Bomba do Hemetério
Data: 13/05
Horário: 9h às 13h
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: deputado Silvio Costa Filho (Republicanos) e dra. Tamara Cristina, endocrinologista
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Manhã na Clube: entrevista com Miguel Coelho
Manhã na Clube: entrevista com dr. Antônio Manuel de Almeida Dias, presidente da CESPU Europa
Grupo Diario de Pernambuco