Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CADASTRO ÚNICO

Prefeitura do Recife promove CadÚnico nos Bairros em Dois Unidos

Publicado em: 03/05/2022 17:37

 (Projeto itinerante aproxima Prefeitura e população através de serviços de inscrição e atualização do Cadastro Único. Foto: Divulgação.)
Projeto itinerante aproxima Prefeitura e população através de serviços de inscrição e atualização do Cadastro Único. Foto: Divulgação.

Com o intuito de levar serviços referentes ao Cadastro Único para a população mais vulnerável, a Prefeitura do Recife realiza a ação CadÚnico nos Bairros em Dois Unidos, Zona Norte da cidade. A iniciativa itinerante acontece na Rua 21 de junho, número 580, no Alto da Esperança, nesta quarta (4) e quinta-feira (5). O CadÚnico nos Bairros consiste em levar os serviços de inscrição e atualização no Cadastro Único do Governo Federal para que as pessoas não precisem se deslocar aos equipamentos da Assistência Social. A ação é executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas e conta com a parceria da Secretaria de Governo e Participação Social. Uma equipe da Neoenergia também estará no local para a inclusão da população na Tarifa Social.

Para realizar a inscrição no CadÚnico, não é necessário o comparecimento de todos os integrantes do núcleo familiar. A partir dos 16 anos, a pessoa pode ser o Responsável Familiar (RF) e levar os respectivos documentos de todas as outras pessoas que moram na casa. O responsável pelo núcleo familiar deverá comparecer à entrevista em posse de CPF ou Título de Eleitor. Além desses, também é ideal levar certidão de nascimento, ou certidão de casamento, ou carteira de identidade (RG), ou carteira de trabalho.

É importante lembrar que devem ser levados os documentos de todas as pessoas que moram na mesma casa, independente de vínculos sanguíneos. Outros documentos importantes são: comprovante de endereço; comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Caso não tenha comprovante da escola, pode ser levado o nome da escola de cada criança ou jovem.

Para se inscreverem no Cadastro Único, as famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 522,50); as que possuem renda mensal total de até três vezes o valor do salário mínimo (R$ 3.135,00); ou se estiverem em situação de rua, mesmo que seja uma pessoa sozinha.

CADASTRO ÚNICO - O Cadastro Único para Programas Sociais é um banco de dados que reúne informações sobre quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. O CadÚnico é gerenciado pelo Governo Federal, mas é atualizado pelas prefeituras. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, o cidadão pode tentar participar de vários programas sociais do Governo Federal. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre a inscrição no CadÚnico atualizada.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Grupo Diario de Pernambuco