Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

INOVAÇÃO

Prefeitura do Paudalho lançará aplicativo de coleta de lixo em parceria com a UFPE

Publicado em: 06/05/2022 14:36

 (Foto: UFPE/Divulgação. )
Foto: UFPE/Divulgação.

Pioneiro no estado de Pernambuco, o município de Paudalho, na Mata Norte, contará com um aplicativo para coleta seletiva e comum de lixo. Na manhã da última quinta-feira (5), o prefeito da cidade, Marcelo Gouveia (PSD), se reuniu com professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que é a responsável pela criação do aplicativo, para tratar dos detalhes.

 

Lixo na Hora Certa

O aplicativo Lixo na Hora Certa será uma ferramenta que poderá ser baixada na versão iOS e Android. Entre as funcionalidades, os munícipes poderão saber as rotas, horários e ainda realizar solicitação de recolhimento. “Esse sistema envolve a criação de dispositivos eletrônicos que vão rastrear a movimentação dos veículos que coletam resíduos no município e irão nos ajudar a identificar as melhores rotas que consomem menos combustível, que vão mais rápido e também tem o aplicativo que estamos desenvolvendo para a população, que vai avisar onde esses veículos estão passando, que horas eles vão chegar. O usuário vai receber mensagens lembrando que é dia de coleta e a distância que o caminhão está. A população também vai solicitar a coleta de resíduos especiais, como metralha e poda e ainda os resíduos recicláveis”, explicou o professor da UFPE, Rômulo Menezes.

O aplicativo começará a passar por testes. Segundo a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Qualificação Profissional de Paudalho (SEDEMAQ), a expectativa é que o convênio entre a Prefeitura e a UFPE seja assinado no próximo mês de junho. “O nosso propósito é fazer a nossa cidade ser mais sustentável, limpa e ainda ajudar os nossos catadores de reciclagem da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Paudalho. Com essa ação, eles também serão beneficiados porque o resíduo recolhido da Coleta Seletiva será ainda em maior volume. Isso vai gerar mais renda para eles. Com o app, os moradores poderão participar mais ativamente desse processo de Limpeza Urbana e nós poderemos fazer um recolhimento ainda mais eficaz. Todos sairão ganhando”, comentou o prefeito, Marcelo Gouveia.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Bruno Rodrigues e Débora Almeida
Manhã na Clube: entrevista com a dra. Tamara Cristina, endocrinologista
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Grupo Diario de Pernambuco