Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Pássaros são resgatados em construção irregular nas matas do Gurjaú

Publicado em: 11/05/2022 09:07 | Atualizado em: 11/05/2022 09:11

CPRH realiza ação de fiscalização e monitoramento na área do Refúgio de Vida Silvestres Matas do Sistema Gurjaú, entre o Cabo, Jaboatão e Moreno. (CPRH/Divulgação)
CPRH realiza ação de fiscalização e monitoramento na área do Refúgio de Vida Silvestres Matas do Sistema Gurjaú, entre o Cabo, Jaboatão e Moreno. (CPRH/Divulgação)
Seis pássaros silvestres mantidos em cativeiro numa construção irregular, que foi embargada, foram resgatados pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), no Refúgio da Vida Silvestre (RVS) Matas do Sistema Gurjaú. De acordo com a agência, os pássaros resgatados estavam em cativeiro, em um bar que fica localizado no entorno da unidade de conservação ambiental. Entre as espécies que foram resgatas estão sabiás- laranjeiras e canários- da- terra.

Segundo a gestora do RVS Matas do Sistema Gurjaú, bióloga Elaine Braz, as: “ações de fiscalização e monitoramento são periódicas e contam com a participação de policiais do Cipoma e de servidores das Secretarias de Meio Ambiente e Controle Urbano das prefeituras do Cabo de Santo Agostinho, de Jaboatão dos Guararapes e de Moreno, localizadas na Região Metropolitana, além das brigadas ambienteis dos respectivos municípios”.

A fiscalização e o monitoramento na área da unidade de conservação têm o objetivo de coibir infrações e crimes ambientais no interior e no entorno da unidade, explica a CPRH. O RVS Matas do Sistema Gurjaú, localizado entre os municípios do Cabo, Jaboatão e Moreno, na Região Metropolitana do Recife, situado na bacia de proteção de mananciais, detêm em seu interior mais de 200 nascentes de água.

A agência explica que além de proteger os ambientes naturais que garantem a existência e a reprodução de diversas espécies da fauna e da flora, a Unidade possui também um elevado grau de relevância para a conservação do bioma Mata Atlântica, sendo considerado de extrema importância biológica para o Nordeste.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Manhã na Clube: entrevista com Miguel Coelho
Manhã na Clube: entrevista com dr. Antônio Manuel de Almeida Dias, presidente da CESPU Europa
Tite divulga lista de convocado  com uma surpresa
Grupo Diario de Pernambuco