Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

ECONOMIA

Neoenergia dá dicas de como economizar energia em condomínios

Publicado em: 12/05/2022 12:05 | Atualizado em: 12/05/2022 12:21

Nas áreas comuns e nas garagens, a Neoenergia diz que é recomendado instalar sensores de presença (Divulgação)
Nas áreas comuns e nas garagens, a Neoenergia diz que é recomendado instalar sensores de presença (Divulgação)
Pequenas mudanças de hábitos cotidianos podem garantir um importante desconto no valor final da fatura de energia das residências. A adoção de práticas mais eficientes relacionadas a eletricidade em prédios e condomínios também ajudam a economizar e diminuir o valor da contribuição condominial. 

Nas áreas comuns e nas garagens, a Neoenergia diz que é recomendado instalar sensores de presença para que as lâmpadas acendam apenas quando houver pessoas transitando no local. Isto evita que as luminárias fiquem acessas sem necessidade, evitando o desperdício. Se for possível, aconselha também a troca das lâmpadas do condomínio por LED, que são mais longevas e garantem uma economia de energia de aproximadamente 50% no sistema de iluminação.

“A manutenção dessas luminárias, assim como em outros equipamentos, também é importante para economizar energia. Orientamos sempre que haja uma limpeza regular nas luminárias para evitar o acúmulo de poeira, o que provoca um aumento no consumo quando a iluminação não é adequada”, explicou a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.

Em condomínios com mais de um elevador, recomenda-se ainda a instalação de sistemas de controle de tráfego e chamada antecipada. Eles fazem com que apenas o elevador mais próximo do andar seja acionado. Além disso, parar os equipamentos fora do horário de pico do uso de elevadores diminui deslocamentos e, consequentemente, o consumo de energia.

Também é importante orientar aos condôminos sobre a necessidade de respeitar o limite de peso do elevador. Além da questão de segurança, a sobrecarga aumenta o consumo. Outras orientações aos moradores é chamar apenas um elevador nos prédios com mais de um equipamento e, sempre que possível, optar pelas escadas em caso de deslocamento de até dois andares.

Uma orientação mais técnica é a utilização de motores de alto rendimento, com inversores de frequência e frenagem regenerativa. Com eles, o calor da frenagem realimenta a rede elétrica interna do local e a energia é utilizada nos outros elevadores, iluminação e demais equipamentos.

Já a instalação de placas solares fotovoltaicas é indicada se o condomínio tiver área para instalar a geração. O consumo de energia com lâmpadas e motores podem ser compensados com essa solução.

O uso racional da água também é uma dica de economia de energia. Além de ajudar o meio ambiente, a prática diminui a utilização das bombas e, também, do consumo.

Vale Luz Condomínios

Uma outra possibilidade de descontos na fatura de energia é a inserção do condomínio no Programa Vale Luz Condomínios. A iniciativa, que atualmente já atende 38.964 unidades consumidoras (entre clientes residenciais e condomínios) nas distribuidoras da Neoenergia (Neoenergia Coelba, Neoenergia Cosern e Neoenergia Pernambuco), concedeu R$ 1,6 milhão em descontos desde o seu início, em 2015. Além de contribuir para uma melhor adequação financeira dos condôminos, a iniciativa ainda promove a preservação do meio ambiente e a descarbonização do planeta.   
 
O Vale Luz Condomínio funciona da seguinte forma: o condomínio se inscreve no projeto e recebe a visita do caminhão da Neoenergia semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, dependendo da demanda e da rota de coleta do veículo. Para entregar o material para a distribuidora e receber o desconto, é necessário que todos os resíduos estejam secos e separados para serem pesados e calculado o benefício. Para se inscrever, basta baixar a ficha de cadastro no site da Neoenergia Pernambuco.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Grupo Diario de Pernambuco