Diario de Pernambuco
Busca

MPPE dá prazo de cinco dias para Secretaria de Saúde comprovar nomeação de pediatras no Hospital Barão de Lucena

Publicado em: 24/05/2022 18:35 | Atualizado em: 24/05/2022 18:40

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde da Capital, determinou um prazo de cinco dias para que haja comprovação da Secretaria de Saúde (SES/PE) da lotação de três médicos pediatras nomeados para atuar no Hospital Barão Lucena, Zona Oeste do Recife. 


A audiência realizada na segunda (23), prevê solucionar o déficit de neonatologistas e médicos na unidade de saúde após denúncias de que há falta de profissionais para atender pacientes da UTI e do Alojamento Canguru do hospital. 


Segundo a Promotora de Justiça de Defesa da Saúde da Capital, Eleonora Marise Rodrigues, mesmo com a nomeação, o déficit ainda não será resolvido. “A chegada dos três novos pediatras é importante, mas não soluciona o déficit de oito neonatologistas, persistindo a falta de, pelo menos, cinco médicos na unidade de saúde. Por isso, a Promotoria de Justiça de Saúde continuará acompanhando. A SES informou que vem agilizando o rito da nomeação para que os médicos iniciem o trabalho ainda esta semana”, explicou.


O MPPE informou que a SES/PE se comprometeu em encaminhar cópia do pedido à Secretaria de Administração (SAD) para que seja autorizada nova seleção simplificada a fim de contratar temporariamente 12 neonatologistas, intensivistas e cirurgiões pediátricos (número não divulgado) para atuar no Hospital Barão de Lucena, indicando a data prevista para sua deflagração. A SES informou que do concurso vigente (2018) o banco de neonatologistas encontra-se esgotado, pois todos os aprovados foram nomeados, havendo 67 dos aprovados lotados no Barão de Lucena.


A SES deverá informar o quantitativo de vagas para os cargos de médicos neonatologistas e intensivistas pediátricos que serão ofertados no edital do concurso a ser deflagrado no segundo semestre deste ano, além de explicitar incentivos planejados para estimular médicos dessas especialidades a participar dos  concursos e processos de seleção divulgados.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL