Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

EDUCAÇÃO

IV Seminário Biblioteca nas Escolas divulga programação completa

Publicado em: 04/05/2022 16:44

 (Ciclo de palestras gratuito para professores de bibliotecas escolares tem o objetivo de sensibilizar sobre a importância do equipamento literário e formar novos leitores. Foto: Freepik.)
Ciclo de palestras gratuito para professores de bibliotecas escolares tem o objetivo de sensibilizar sobre a importância do equipamento literário e formar novos leitores. Foto: Freepik.

O Seminário Biblioteca nas Escolas divulga programação completa da quarta edição. O evento irá promover ciclos de palestras gratuitos para professores que atuam em bibliotecas escolares da rede pública e privada do Estado de Pernambuco. As atividades têm início em maio e seguem até outubro de 2022. Os encontros do IV Seminário Biblioteca nas Escolas irão acontecer em formato virtual através do canal do Youtube do EducaPE. Não será necessária inscrição prévia para participar do evento.

A programação da IV edição é composta por 9 palestras virtuais que irão acontecer quinzenalmente às sextas-feiras, das 10h às 11h30, com tema geral Funções da biblioteca escolar: literatura, informação e cultura. Cada palestra contará com temática específica que compõe parte do tema geral, ministrada por especialistas – professores de diferentes Universidades do país. A coordenação pedagógica desta edição é de Ester Rosa, especialista em formação de leitor, PhD em Psicologia Educacional e Desenvolvimento Humano e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL/UFPE.

De acordo com a idealizadora e coordenadora geral do Seminário Biblioteca nas Escolas, a editora, Deborah Echeverria, o evento possui dois focos: sensibilizar sobre a importância da biblioteca escolar e capacitar os profissionais de biblioteca para que eles se tornem formadores de leitores. "A biblioteca que precisamos não é só a do silêncio, onde os frequentadores já são leitores e a procura como lugar de estudo e pesquisa. Devemos formar leitores e construir o modelo de biblioteca que precisamos no Brasil. A formação de leitor passa pela biblioteca escolar, lugar de estímulo às subjetividades, à leitura de textos literários, à imaginação, à informação, ao contato com outras linguagens artísticas e à expansão do conhecimento. Um “pedacinho do céu” na escola”, explica Echeverria.

O Seminário Biblioteca nas Escolas é estruturado a partir dos planos nacional e estadual (Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL e Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas - PELLLB), priorizando os três primeiros eixos do PNLL: a Democratização do acesso ao livro; o Fomento à leitura e à formação de mediadores de leitura e a Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico. As bibliotecas escolares têm papel fundamental na busca de um estágio civilizatório que precisa ser alcançado em Pernambuco e no Brasil, no acesso à leitura e à literatura como direito humano, bandeira lançada pelo sociólogo, crítico literário e professor, Antônio Cândido.

Com o formato virtual, a quarta edição do Seminário Biblioteca nas Escolas vai ter a oportunidade de alcançar os profissionais de biblioteca das escolas públicas e privadas de todo o Estado de Pernambuco, importante para inclusão da participação dos coordenadores de bibliotecas escolares da rede pública que moram no interior e não têm as mesmas oportunidades de aprimoramento que os que estão na capital. Cada encontro do seminário envolve cerca de 300 professores/coordenadores, com a proposta da disseminação e conscientização da transformação das bibliotecas em ambiente de expansão do conhecimento - “Biblioteca Viva''. Para cada palestra será disponibilizado certificado de participação.

O Seminário Biblioteca nas Escolas é uma realização da Editora Cubzac, com patrocínio da Companhia Editora de Pernambuco - CEPE e apoio da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em 2016 e 2017, o Seminário Biblioteca nas Escolas aconteceu no Recife no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura e no auditório da Academia Pernambucana de Letras, respectivamente. Já a edição de 2019, além do Recife, foi realizada no interior do Estado, nas cidades de Triunfo, Nazaré da Mata e Caruaru.

Confira a programação completa do ciclo de palestras do IV Seminário Biblioteca nas Escolas:

Palestra 1

06/05

'As funções da biblioteca na escola' | Ester Rosa (UFPE)

Palestra 2

20/05

'Seleção e composição de acervos' | Marília Paiva (UFMG)

Palestra 3

03/06

'A pesquisa escolar e o acesso à informação mediada pela biblioteca' | Ivete Pieruccini (USP)

Palestra 4

01/07

'Agenda cultural na biblioteca escolar' | Lidia Cavalcanti (UFC)

Palestra 5

05/08

'Letramento literário na biblioteca escolar' | Rildo Cosson(UFPB)

Palestra 6

19/08

'O espaço da biblioteca como mediador na formação de leitores' | Edmir Perrotti (USP)

Palestra 7

02/09

'Círculo de leitura como metodologia na formação literária na escola' |  Clecio Bunzen (UFPE)

Palestra 8

23/09

'A mediação de temas “sensíveis” para a infância' | Mônica Batista (UFMG)

Palestra 9

07/10

'Perspectiva inclusiva da biblioteca escolar' | Wilma Pasto (UFPE)

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Bruno Rodrigues e Débora Almeida
Manhã na Clube: entrevista com a dra. Tamara Cristina, endocrinologista
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Grupo Diario de Pernambuco