Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

EDUCAÇÃO

Estudantes pernambucanas de escolas públicas vão aos Estados Unidos por programa da Embaixada

Publicado em: 10/05/2022 18:41

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
As estudantes Maria Rita de Albuquerque França, do Recife, e Kathyllen de Alcântara Sena, de Jaboatão dos Guararapes vão representar Pernambuco na edição 2022 do Programa Jovens Embaixadores, que selecionou 50 estudantes brasileiros de escolas públicas para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.

Aluna do terceiro ano do Colégio Militar do Recife, Maria Rita tem 18 anos e, no primeiro ano da pandemia da Covid-19, em 2020, desenvolveu junto com colegas da turma o Quebragalho, um site para ajudar os alunos que estavam com dificuldades de acompanhar as aulas online. O resultado, apontado por uma pesquisa interna do Colégio Militar, é que 500 alunos procuraram o Quebragalho durante a pandemia, além de outros 100 alunos de uma escola pública com maior vulnerabilidade social, no bairro de Santo Amaro.

Já Kathyllen, que concluiu o ensino médio em 2021, na Escola Cícero Dias, no Recife, participa de um projeto de maior alcance: o Todos na Política, iniciado no Rio de Janeiro por outra estudante que criou uma página no Instagram depois de uma discussão com colegas que não se interessavam pelo tema. A proposta é democratizar a educação política no Brasil e desmistificar o assunto e despertar o interesse nos jovens.  

As embaixadoras vão contar com o apoio da ABA Global Education e do Consulado Norte-Americano no Recife para a viagem, que começa no dia 27 de junho, com destino a São Paulo, e segue no dia 1º de julho para Washington, nos Estados Unidos. Outros estados americanos serão anfitriões das pernambucanas que ficarão hospedadas em casas de famílias locais. Com ótimo nível de inglês, elas terão oportunidade de aprimorar o idioma e fazer uma imersão na cultura americana. 

Na volta, as duas querem se concentrar na preparação para fazer graduação nos Estados Unidos, com as bolsas de inglês que ganharam do ABA. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: deputado Silvio Costa Filho (Republicanos) e dra. Tamara Cristina, endocrinologista
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Manhã na Clube: entrevista com Miguel Coelho
Manhã na Clube: entrevista com dr. Antônio Manuel de Almeida Dias, presidente da CESPU Europa
Grupo Diario de Pernambuco