Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

EDUCAÇÃO

Estudantes de escolas públicas do Recife participam de atividades relacionadas ao Movimento e a (r)Evolução Maker

Publicado em: 05/05/2022 11:46

Metodologia de ensino ativa será aplicada em projeto da área socioambiental do Plaza Shopping por integrantes do Fab Lab Recife
 (Divulgação)
Metodologia de ensino ativa será aplicada em projeto da área socioambiental do Plaza Shopping por integrantes do Fab Lab Recife (Divulgação)
Um dos assuntos mais inovadores no mundo da educação e que tem sido destaque no mundo todo será abordado em escolas públicas do Recife em maio. A área de Responsabilidade Socioambiental do Plaza Shopping, em parceria com o Fab Lab Recife, promove a palestra "O Movimento e a (r)Evolução Maker" nos dias 9 e 17 de maio nas escolas de referência Silva Jardim e José Vilela. O objetivo é despertar a criatividade dos alunos e mostrar que eles são capazes de construir o conhecimento.
 
As turmas que vão participar dos encontros serão convidadas a se engajarem em um desafio: criar uma invenção a partir de peças desenvolvidas com fabricação digital. Essas peças são adaptações do protótipo do "helicóptero" de Leonardo da Vinci, ou parafuso helicoidal aéreo, ou simplesmente parafuso aéreo. Além dessa experimentação de mão na massa, o Fab Lab vai apresentar o conceito de cultura, do Movimento Maker e como esse pensamento e atitude podem transformar o dia a dia.

A origem do Movimento Maker movimento está no conceito do DIY, que significa "faça você mesmo". Ele pode ser considerado uma espécie de vertente das metodologias ativas que têm como característica o protagonismo do aluno na sua aprendizagem.
 
 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: deputado Silvio Costa Filho (Republicanos) e dra. Tamara Cristina, endocrinologista
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Manhã na Clube: entrevista com Miguel Coelho
Manhã na Clube: entrevista com dr. Antônio Manuel de Almeida Dias, presidente da CESPU Europa
Grupo Diario de Pernambuco