Diario de Pernambuco
Busca

TRANSTORNOS

Rio Tracunhaém transborda em Goiana; cidade está em estado de emergência

Publicado em: 29/05/2022 13:56 | Atualizado em: 29/05/2022 15:06

No município de Goiana, Região Metropolitana do Recife (RMR), o Rio Tracunhaem transbordou devido as fortes chuvas do fim de semana, alagando trechos da BR 101, o que tem dificultado o acesso de quem tenta ir para João Pessoa, na Paraíba, ou retornar para a capital pernambucana. Imagens que circulam nas redes sociais mostram filas de automóveis que não conseguem trafegar no local. Devido a situação provocada pelo temporal, o prefeito da cidade, Eduardo Honório (PSL), decretou situação de emergência, neste sábado.

 

"Quem estiver pensando em ir pra João Pessoa ou sair de lá pra Recife, desista, viu? Goiana não passa", alerta um motorista em um vídeo nas redes sociais.

 

O coordenador da Defesa Civil de Goiana, Jorge Ricardo, informou à reportagem do Diario que o acúmulo de água na estrada, após o rio ter transbordado, tem dificultado o acesso de quem pretende vir de Goiana para Recife. "Não é recomendado o tráfego de carros pequenos. Ônibus e caminhões estão conseguindo passar", disse. No entanto, de acordo com o coordenador, no sentido Goiana/ João Pessoa há uma quantidade menor de água, mas o trânsito continua lento no local.

 

Situação de emergência

Devido às fortes chuvas, a cidade de Goiana registrou diversos pontos de alagamento. Com o acumulado de água, o Canal Balde do Rio também transbordou na cidade, vários moradores e moradoras foram afetados. De acordo com Jorge Ricardo, até o momento, foram contabilizados 400 desabrigados no município pernambucano. Uma força tarefa foi montada na cidade com o apoio da Defesa Civil, as secretarias municipais e a população. Quatro escolas estão servindo de abrigo para os moradores atingidos pela chuva na cidade.

 

Ontem, o prefeito de Goiana, Eduardo Honório, decretou situação de emergência. "A medida é fundamental para agilizar o socorro aos atingidos e assegurar que sejam minimizados os impactos", escreveu o gestor nas redes sociais. "Seguimos atentos trabalhando em parceria com a Defesa Civil e as secretarias para reverter o quadro da nossa cidade", completou.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL