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Com uma blitz preventiva/educativa, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) levou as ações do Maio Amarelo, na manhã de hoje (11), para os Municípios de Gravatá, no Agreste, e Camaragibe, Região Metropolitana. Alertando e conscientizando motoristas e motociclistas, a ação consistiu em oferecer orientações sobre equipamentos de segurança, formas de prevenção de sinistros, além de realizar a distribuição de antenas corta pipas com os motociclistas abordados.
Em Gravatá, a operação aconteceu na Escola de Referência de Ensino Médio Professor Antônio Farias, e em Camaragibe, foi no Parque Municipal (Praça de Camaragibe). O Maio Amarelo é um movimento que alerta sobre os índices de feridos e mortes ocorridas no trânsito.
Em Gravatá, a operação teve como foco motoristas e motociclistas, principalmente, destacando os equipamentos de segurança, como o uso do capacete de forma correta, com a viseira fechada e presilha bem atacada.
Houve ainda, dicas de condução com mais segurança e como fazer a frenagem adequadamente. Também foi reforçada a necessidade de usar o cinto de segurança, além de alertar sobre os perigos do álcool e direção e respeitar a sinalização de trânsito. Além das orientações de conduta correta, também foram distribuídas antenas corta pipas com os motociclistas abordados.
Também fez parte da ação, a utilização do simulador de direção, equipamento que reproduz as condições do condutor embriagado, enquanto o motorista guia o veículo. A cabine do simulador possui volante, alavanca de marcha, pedais e monitores que mostram as vias. Também integrou a atividade, os óculos de realidade virtual, que transportam o usuário para um ambiente de bar, seguindo depois para ocupar um veículo dirigido por um motorista que ingeriu álcool. Também foram utilizados óculos que simulam os sintomas de embriaguez, como visão turva, desequilíbrio e imagens distorcidas.
Já em Camaragibe, as orientações registraram a importância de manter os limites de velocidade recomendados, observar a sinalização e só fazer ultrapassagens em locais permitidos e com condições de segurança. Para reforçar as recomendações, também foi utilizado o simulador de direção, os óculos de realidade virtual e os principais equipamentos de segurança. A ação foi desenvolvida pela equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, juntamente com a Diretoria de Fiscalização do Detran-PE e contou com a parceria da Operação Lei Seca (OLS), Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Disnove/Yamaha e Honda.
As atividades do Maio Amarelo em Pernambuco foram iniciadas no domingo (dia 1º), no Marco Zero, Bairro do Recife, com ações de combate ao uso do álcool e direção e distribuição de coletes reflexivos com ciclistas. A programação prossegue até o dia 30 de maio, com eventos educativos em escolas, empresas, shoppings e vias de grande circulação de veículos. A abrangência do programa envolve o Recife e cidades da Região Metropolitana, Agreste e Sertão Pernambucano. Também são parceiros no Maio Amarelo 2022, a Operação Lei Seca (OLS), Universidade de Pernambuco (UPE), Disnove, Honda, Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e Motocruz.
Maio Amarelo
Conforme informações do site Maio Amarelo, o movimento foi criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, com ações conjuntas entre o Poder Público e a sociedade civil. Para isso, a discussão é focada no tema segurança viária, com mobilização de toda a sociedade, envolvendo órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para engajamento nas ações e propagação do conhecimento.
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações em todo o mundo. Estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
Os números também indicaram que três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas, nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito aparecem como o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Se nada for feito, a OMS estima que 2,4 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2030.

