Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

MOBILIDADE

Com apoio da Prefeitura, foram abertas inscrições para Curso de Pilotagem Defensiva em Vitória de Santo Antão

Publicado em: 12/05/2022 09:52

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O Programa Moto Amiga está realizando, até amanhã, no Vitória Park Shopping, mais um curso de Pilotagem Defensiva em Vitória de Santo Antão. A capacitação acontece em parceria com o Detran, Autarquia de Trânsito e Transportes da Vitória de Santo Antão (Agetran), Grau Profissionalizante, e Sindicato dos Empregados Autônomos com Moto e Bike por Aplicativos em Pernambuco (SEAMBAPE). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Detran (www.detran.pe.gov.br) e nas concessionárias Honda no município.

O Curso de Pilotagem Defensiva tem quatro horas/aula, sendo duas horas de aulas teóricas e duas de aulas práticas. Como parte da parceria com a rede de ensino Grau Profissionalizante, instrutores do curso de Bombeiro Civil dão orientações sobre primeiros socorros em acidentes de trânsito. “Oferecer cursos com a responsabilidade de promover a educação técnica como oportunidade de bem estar social é nossa maneira de mudar este nosso mundo. Nossa parceria com o Moto Amiga tem esse viés”, diz Hisbelo Lima, CEO do Grau Profissionalizante.

Outros temas abordados no curso são: definição e elementos da pilotagem defensiva; condução em condições adversas; condução em situações de risco; ultrapassagens; derrapagem; ondulações e buracos; cruzamentos e curvas; técnicas de frenagem; uso de equipamentos de proteção; e manutenção correta das motocicletas.

O diretor da Agetran, Marcelo Torres, destaca que a atual gestão assumiu o compromisso de transformar o trânsito da cidade e o Programa Moto Amiga chega em momento importantes desse estágio. “Onde estamos implantando, além de novos recursos técnicos e humanos, uma nova cultura de conscientização que envolve motoristas, motociclistas e pedestres para melhoria da segurança e de uma melhorar trafegabilidade de todos”. 

“O nosso sindicato está em parceria com todas as ações do Moto Amiga no intuito de sensibilizar os motociclistas associados sobre a prioridade da Pilotagem Defensiva”, acrescenta Rodrigo Lopes, presidente do SEAMBAPE.

Sem fins lucrativos, o Programa Moto Amiga, desenvolvido pelas concessionárias Honda, atua com o objetivo de conscientizar os usuários a respeitar as leis de trânsito, fazer uso correto dos equipamentos de proteção, e a pilotar de forma defensiva. “Uma das ações do programa é a realização, em parceria com o Detran, de cursos de Pilotagem Defensiva”, explica Leonardo Maranhão, presidente do Núcleo Operacional Assohonda II, que compreende os estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Última Volta: GP da Espanha 2022 de F1
Antiproibicionismo: Marcha da Maconha por uma nova política de drogas
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Grupo Diario de Pernambuco