Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

ADOÇÃO

APEGA comemora um ano com cobertura aos grupos de adoção em todo estado

Publicado em: 18/05/2022 14:17

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.

Com um ano de fundação, completado no último mês de abril, a Associação Pernambucana de Grupos de  Apoio à Adoção comemora o fato de Pernambuco ter uma cobertura em todo estado. A entidade surgiu a partir da necessidade dos grupos de adoção estabelecerem uma linha de trabalho e fortalecer suas atividades.

"Hoje temos 11 grupos de adoção e o Grupo de Apoio à Adoção sem Fronteiras, que contempla todos os municípios de Pernambuco. Essa foi uma demanda trazida pela Coordenadoria de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça. A cada mês, dois dos nossos grupos fazem a coordenação dos trabalhos do Sem Fronteiras para atender uma cidade", explica a diretora-técnica da APEGA, psicóloga Suzana Schettini.

Os trabalhos são os mesmos desenvolvidos pelos grupos existentes no Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Belo Jardim, Gravatá, Garanhuns e Caruaru: oferecer capacitação e formação para equipes técnicas dos juizados, casas de acolhimento, além de esclarecer, acolher e tirar as dúvidas de pessoas habilitadas para a adoção e apoio ao pós-adoção.

"A missão é trabalhar pelo direito à convivência familiar de todas as crianças, conscientizar a sociedade sobre a cultura de adoção e que ela entenda a adoção como uma construção familiar natural. Também trabalhamos para a adoção de crianças maiores, grupos de irmãos e crianças com necessidades especiais", ressalta.

A APEGA, atualmente, conta com cerca de 100 pessoas que trabalham voluntariamente. São profissionais de diversas áreas como Psicologia, Direito, Assistência Social e Educação. Como se trata de uma Organização não Governamental (ONG) ela sobrevive por doações e eventos. As reuniões de planejamento e organização das atividades são realizadas mensalmente.

"A APEGA e todos os grupos são associações civis filantrópicas e doações são sempre bem-vindas. A décima Caminhada Pernambucana dos Grupos de Adoção no próximo domingo (22.05), às 9h, na Avenida Boa Viagem, no Recife, terá camisetas patrocinadas por empresas privadas que confiam em nosso trabalho. Também convidamos a sociedade para caminhar ao nosso lado", destacou Suzana Schettini.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Toalhas de Lula e Bolsonaro movimentam o comércio e dão o tom das eleições
Desemprego cai a 9,8% entre março e maio no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado federal Daniel Coelho e com a Dra. Magda Maruza
Registro de armas dispara no Brasil durante governo Bolsonaro
Grupo Diario de Pernambuco