Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CIDADANIA

Socioeducandos de Garanhuns atualizam suas documentações

Publicado em: 27/04/2022 13:39 | Atualizado em: 27/04/2022 14:02

Só este ano, cerca de 200 novos documentos foram feitos
 (Cortesia)
Só este ano, cerca de 200 novos documentos foram feitos (Cortesia)
Garantir a cidadania dos socioeducandos tem sido uma das premissas do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e do Centro de Internação Provisória (Cenip) Garanhuns, que criou um setor específico para a retirada de documentos de todos os adolescentes que cumprem medida. Só este ano, já foram retiradas 51 identidades, 50 CPF 's, 52 certidões de nascimento, 35 títulos de eleitor e feitos 29 alistamentos militares.

O analista em gestão socioeducativa e assistente social da unidade, Diogo Marques, é quem faz todo o levantamento dos adolescentes que chegam à unidade. “Vejo no prontuário se há documentos. Caso não tenha, entramos em contato com as famílias. Alguns chegam até sem certidão de nascimento. E, nesse caso, notificamos os cartórios. Já recebemos documentos do Rio de Janeiro e da Bahia”, exemplificou Diogo.

Com a certidão em mãos o assistente social entra em contato com o Expresso Cidadão. De lá, são retiradas identidades e CPF ´s. “A cidadania dos jovens que cumprem a medida só se estende para além da Funase, se eles tiverem a documentação civil. A Funase é um momento de passagem e a gente precisa garantir as condições formais para que esses adolescentes possam exercer seus direitos”, disse. 

Eleições 2022
 
Também estão sendo retirados os títulos de eleitores dos socioeducandos. Todas as unidades da Funase, com mais de 20 adolescentes, terão uma sessão eleitoral durante as eleições deste ano. Assim, os adolescentes que cumprem medida votarão dentro da própria unidade.

Em Garanhuns, está sendo articulado junto a Escola Judiciária Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral (TER), um dia de treinamento, para que os jovens conheçam a urna eletrônica.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Grupo Diario de Pernambuco