Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CULTURA

Prefeitura anuncia Recife Antigo como novo polo de São João e abre inscrições para editais juninos

Publicado em: 14/04/2022 11:44 | Atualizado em: 14/04/2022 12:22

A novidade deste São João é a criação de um grande polo no Recife Antigo. (Samuel Calado/Arquivo DP)
A novidade deste São João é a criação de um grande polo no Recife Antigo. (Samuel Calado/Arquivo DP)

Diante da queda nas curvas de contaminação e da perspectiva de novas flexibilizações dos protocolos sanitários contra a Covid-19, a Prefeitura do Recife iniciou os preparativos para fazer o São João 2022. Nesta quinta-feira (14), as inscrições para editais juninos de atrações artísticas e subvenção para quadrilheiros foram iniciadas. De acordo com a Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, os dois editais e os regulamentos dos concursos de quadrilhas foram publicados no Diário Oficial de hoje e estão disponíveis para consulta no site www.culturarecife.com.br, onde também devem ser realizadas as inscrições. A prefeitura adiantou que caso a festa ocorra neste ano, o Recife Antigo virará um polo cultural de São João, com decoração, palco, várias atrações, apresentações de quadrilhas, comidas típicas e muito forró, como ocorre tradicionalmente no Carnaval.

 

O edital de habilitação artística se destina a atrações, como trios, cantores e cantoras, bandas e quadrilhas, interessadas em se apresentar no ciclo junino, nos palcos e programações oferecidas pela Prefeitura do Recife na capital pernambucana, estabelecendo as regras e documentações exigidas para a habilitação. Os proponentes devem apresentar ainda proposta artística adequada ao ciclo.

Já o edital de subvenção junina estabelece as regras para que quadrilhas, sediadas na cidade do Recife e que participam do concurso promovido pela Prefeitura, se candidatem à subvenção junina, instituída em 2018 pelo poder público municipal, para assegurar o fortalecimento dessa tradição da cultura popular.

As inscrições para habilitação artística encerram no próximo dia 4 de maio. Os quadrilheiros têm até o próximo dia 28 de abril para requerer a subvenção. A partir de segunda-feira (18), o Núcleo de Cultura Cidadã oferecerá atendimento telefônico e presencial para esclarecimentos e orientações referentes aos dois chamamentos. O Núcleo funciona no Pátio de São Pedro, das 9h às 16h. Os telefones para informações são: (81) 3324-3674 e (81) 3224-3660.

De acordo com a Prefeitura do Recife, as datas dos festejos, com detalhes da programação, serão anunciadas posteriormente, observando a atualização dos protocolos estaduais e o resultado dos editais. A prefeitura antecipou que neste São João da retomada cultural, o Recife terá um novo polo de festas no Recife Antigo. A expectativa da gestão municipal é que, além do Sítio Trindade, palco cativo dos festejos de São João na capital, o forró se espalhe por diversos bairros da cidade, permitindo que a programação reencontre o público e convide ao balancê e à celebração de nossas tradições.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Grupo Diario de Pernambuco