Paulista ganhará seis ecopontos para coleta de resíduos sólidos
Publicado: 13/04/2022 às 15:51

/Foto: Divulgação
A partir deste mês de abril a cidade de Paulista receberá seis ecopontos de coleta para grandes volumes de resíduos sólidos, os quais poderão receber objetos como móveis, metralhas, podas de árvores, entre outros com até 1m³.
O primeiro espaço irá operar na Avenida Brasil, em Maranguape I, na área onde funcionou por anos o Campo de Aviação.
O projeto é do Consórcio i9 Paulista, que neste mês completa um ano que voltou a assumir a limpeza de toda cidade, após a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para reativar a Parceria Público Privada (PPP) com a prefeitura.
O desafio vem sendo o de minimizar o prejuízo ambiental provocado pela administração anterior, entre fevereiro de 2019 a março de 2021, quando foram deixados sem destino correto com a paralisação da unidade de tratamento mecânico de resíduos mais de 50 milhões de quilos de resíduos como papel, plástico, vidro, metal e embalagens tetrapack.
Já entre os meses de abril e dezembro de 2021, após a I9 Paulista assumir a limpeza, a balança da coleta de resíduos sólidos gerados no município registrou crescimento. Após um mutirão de limpeza em que foram recolhidas mais de 800 toneladas de lixo das ruas e principais corredores da cidade, no mês de abril, a meta estabelecida foi batida nos meses subsequentes. Em maio, das 7.400 toneladas esperadas, a quantidade de resíduos recolhidos chegou a 8.200. Além disso, a coleta mecanizada também registrou alta de 23.35% no município.
Para reverter o quadro, a empresa realizou um diagnóstico ambiental. O resultado foi registrado em cartório e protocolado na prefeitura. A i9 já pôs em execução algumas medidas como a remediação emergencial na área do lixão, a atualização de todas as licenças ambientais e a recuperação das estruturas físicas. Os próximos passos compreenderão uma segunda remediação do aterro e a ocupação de uma nova área para a implantação de uma nova célula de resíduos inertes a ser definida pela prefeitura.

