Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

DETRAN

Operação do Detran-PE aborda veículos no viaduto Capitão Temudo

Publicado em: 25/04/2022 13:38

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.

O viaduto Capitão Temudo, no Pina, no sentido Olinda, recebeu na noite do sábado (dia 23), nova ação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), com a operação Rota de Fuga Corredor de Segurança Viária. Foram abordados 580 veículos, autuados 30, e realizadas três remoções para o depósito. A operação, que tem como foco motoristas e motociclistas, busca coibir a ingestão do álcool antes da condução de veículos, como também o uso do celular durante a direção, contribuindo para reduzir os índices de sinistros no trânsito. Os condutores abordados foram submetidos ao teste de alcoolemia, dos quais, quatro optaram por não fazer o exame, e, diante da negativa, foram autuados.
   

A ação foi realizada sem a necessidade de os condutores saírem dos veículos, mas todos foram submetidos ao teste com etilômetro (bafômetro). Os autuados seguiram para área apropriada, no mesmo local, onde ocorria exibição de vídeos educativos relacionados às questões fiscalizadas na blitz. Os condutores autuados puderam contar com o Detran Itinerante, caminhão equipado para serviços burocráticos, voltado para solucionar as irregularidades relacionadas à documentação dos veículos.

A realização da operação Rota de Fuga Corredor de Segurança Viária ocorre devido a informações de que os motoristas pernambucanos estão bebendo e dirigindo com maior frequência. De acordo com números da Operação Lei Seca, da Secretaria Estadual de Saúde, os flagrantes de alcoolemia aumentaram 70% em 2021, comparado ao ano anterior. Ao todo, 15% das mortes estão associadas ao consumo de álcool e direção em Pernambuco, conforme o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), maior taxa de óbitos por ingestão de álcool em 100 mil habitantes/país.
           

Já no caso das motocicletas, os sinistros no trânsito apontam que o número de internações chegou a 71.344 ocorrências, nos sete primeiros meses de 2021. O número é superior em 14,3% ao registrado em 2020 e 8,3% maior que o de 2019. A motocicleta representa 54% de todos os sinistros de trânsito no Brasil. Também é preocupante que quase 20% dos moradores das capitais brasileiras admitem utilizar o celular enquanto conduzem o veículo. Com isso, o risco de acidentes aumenta em 400%.
  

A Operação Rota de Fuga tem abrangência no Recife e Região Metropolitana, em locais de grande circulação de veículos, preferencialmente nas redondezas de bares e outros pontos de consumo de álcool. Além da fiscalização, a Diretoria de Operações do Detran-PE disponibiliza profissionais para esclarecer dúvidas sobre procedimentos do órgão relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou procedimentos ligados a veículos, com possibilidade de sanar no próprio local.

A operação, além das equipes da Diretoria de Fiscalização do Detran-PE, conta com a participação de integrantes do 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Polícia Militar (PM), fazendo abordagens em transportes coletivos e rondas para evitar que motoristas infratores escapem da operação.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: deputado Silvio Costa Filho (Republicanos) e dra. Tamara Cristina, endocrinologista
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Manhã na Clube: entrevista com Miguel Coelho
Manhã na Clube: entrevista com dr. Antônio Manuel de Almeida Dias, presidente da CESPU Europa
Grupo Diario de Pernambuco