Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

PERNAMBUCO

Mais de 2,4 mil salas de vacinação para o Dia D contra a influenza e o sarampo

Publicado em: 30/04/2022 13:44 | Atualizado em: 30/04/2022 14:05

 (Mirva Filho/SES)
Mirva Filho/SES
O secretário estadual de Saúde, André Longo, acompanhou na manhã deste sábado (30) o início das ações alusivas ao Dia D de imunização nacional contra a Influenza e o Sarampo. No Recife, o gestor visitou a Upinha Moacyr André Gomes e chamou a atenção para a necessidade de ampliação das coberturas vacinais visando à meta mínima, que é a proteção de pelo menos 95% dos grupos elegíveis para sarampo e 90% para influenza.

"É muito importante que toda a população acima dos 60 anos, e aquelas crianças entre seis meses até os 4 anos possam comparecer aos 2.400 postos de saúde que estão funcionando neste sábado para atender a população. Uma outra categoria importante é a dos trabalhadores de saúde, que podem se vacinar também contra o sarampo e contra a influenza. A gente sabe que todos os dias é dia de vacina, mas neste momento que a gente tem uma cobertura baixa, tanto para tríplice viral (sarampo) e também para influenza é fundamental que a gente esteja motivando todo esse público para que possamos impulsionar nossa campanha de vacinação e evitar novos adoecimentos", destacou o secretário André Longo.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ainda orienta que os gestores municipais também aproveitem o momento para analisar se o paciente, seja adulto ou criança, está em dia com a proteção da Covid-19 e realizar a vacinação caso necessário.

Na próxima terça-feira (03/05), será iniciada a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a Campanha Nacional contra o Sarampo. Até o próximo dia 3 de junho podem ser vacinadas, com os dois imunizantes, crianças de 6 meses até cinco anos. A população estimada para esta faixa etária é de 603.525 crianças.

Já para gripe a ampliação contemplará os seguintes grupos: Gestantes e Puérperas; Povos Indígenas; Professores das escolas públicas e privadas; Pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; Funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Atualmente as coberturas vacinais em Pernambuco são as seguintes:

Sarampo PE

Crianças - 5.713 doses aplicadas (0,95%)

Trabalhadores de Saúde - 55.127 (21,3%)

Influenza PE

Cobertura geral - 8,07% (277.906 doses aplicadas)

Cobertura grupos prioritários 11,07%

Idosos - 16,5%

Trabalhadores de saúde - 25,8 %

Crianças - 0,5 %

Gestantes - 0,9%

Puérperas - 0,4%
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com Mendonça Filho e dr. Roberto Galvão Filho, oftalmologista
Ataque a tiros em escola nos EUA deixa 21 mortos
Para OMS, varíola do macaco ainda pode ser contida
Manhã na Clube: Henrique Queiroz Filho (PP), Edno Melo (Republicanos) e André Morais (CORECON-PE)
Grupo Diario de Pernambuco